LIVROS COMO ESTÍMULOS E/OU DISPARADORES: POSSIBILIDADES DA DRAMATURGIA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA NA ATUALIDADE

Lucas de Carvalho Larcher Pinto

Resumo


BOOKS LIKE STIMULATIONS AND/OR TRIGGERS: POSSIBILITIES OF BRAZILIAN THEATRICAL TEXT FOR CHILD AND YOUTH IN CURRENT DAY

 Neste artigo, discorro sobre parte de minha pesquisa de doutorado em Artes, em desenvolvimento na Universidade Estadual Paulista (UNESP). A partir da contextualização do uso de livros infantojuvenis como estímulos e/ou disparadores no Teatro Infantojuvenil brasileiro e de apontamentos acerca das tipologias e das particularidades das obras que vêm sendo utilizadas para este fim, pormenorizo alguns aspectos de dois livros que deram origem aos espetáculos paulistanos elencados em minha investigação como focos de atenção, observação, análise e reflexão. Trata-se, portanto, de uma tentativa de contribuir para o entendimento das diversas possibilidades da dramaturgia infantojuvenil brasileira na atualidade, assim como de suas recorrências e tendências, a partir do uso de livros como elementos capazes de estimular, disparar e direcionar a criação de obras teatrais a partir das linguagens verbal e/ou não-verbal... ou (palavras,) imagens e design.                 

 

Abstract: In this article, I discuss part of my PhD research in Arts, in development at Universidade Estadual Paulista (UNESP). Based on the contextualization of the use of books for child and youth as stimuli and/or triggers in the Brazilian theater for child and youth and notes on the typologies and particularities of the books that have been used for this purpose, I detail some aspects about two books that gave rise to São Paulo shows in my investigation as foci of attention, observation, analysis and reflection. It is, therefore, an attempt to contribute to the understanding of the various possibilities of Brazilian theatrical text for  child and youth, as well as its recurrences and tendencies, from the use of books as elements capable of stimulating, firing and directing the creation of theatrical works based on verbal and / or nonverbal languages ... or (words,) images and design.

Keywords: Theater for child and youth. Books for child and youth. Theatrical text for child and youth.


Palavras-chave


Teatro Infantojuvenil. Livros Infantojuvenis. Dramaturgia para crianças e jovens.

Texto completo:

PDF

Referências


BETTEELHEIM, Bruno A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1980.

CALI, Davide; BLOCH, Serge. O inimigo. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CARNEIRO NETO, Dib. Pecinha é a vovozinha. São Paulo: DBA, 2003.

_________________. Já somos grandes. São Paulo: Giostri, 2014.

IACOCCA, Michele. As aventuras de Bambolina. São Paulo: Ática, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LEHMANN, Hans-Thies. Das Crianças, do Teatro, do Não-compreender. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.1, n.2, p. 268-285, 2011.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

LOMARDO, Fernando. O que é teatro infantil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

POWER, Alan. Era uma vez uma capa. São Paulo: Cosac Naify, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i2.1473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e repositórios

                                                        

                  

    

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________