O ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas na contemporaneidade

Márcia Tavares, Isis Milreu, Fernando Zolin-Vesz

Resumo


Em tempos de retrotopia, que se caracteriza por “[...] visões instaladas num passado perdido/roubado/abandonado, mas que não morreu…” (BAUMAN, 2017, p. 10), o qual promove a bonança que o presente não parece proporcionar, esta edição da revista Leia Escola, volume 19, n. 1, cuja temática discute O ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas na contemporaneidade, constitui um compêndio que busca responder à seguinte indagação: afinal, que ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas estamos construindo? Por esse ângulo, a imagem da capa desta edição da revista já nos indica possíveis caminhos: uma pintura [Il dettato, de Demetrio Cosola], datada de 1891, que ainda nos proporciona, de certa forma, a base que muitos professores esperam de uma sala de aula, ou seja, a homogeneidade e a solidez que as retrotopias nos prometem diante de um presente que se mostra cada vez mais incerto, inseguro, caótico. De certo modo, os artigos que compõem este volume nos apresentam um panorama de como o ensino de língua espanhola e de literaturas hispânicas vem sendo conduzido no país. Por um lado, destacam-se as rupturas e algumas reafirmações com determinadas retrotopias, que ainda buscam perpetuar sentidos fixos para o ensino de língua e de literatura. Por outro, demarcam-se como um espaço de resistência a essas retrotopias. Assim, esta edição nos proporciona uma amostra significativa dos sentidos que circulam hoje na esfera educacional sobre o ensino da língua espanhola e de literaturas hispânicas, os quais compõem o que comumente denominamos contemporaneidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1.1424

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