CECÍLIA E OS 40 FANTASMAS e AVENTURA DO LOBO: PROCESSO CRIATIVO E DRAMATURGIA PARA CRIANÇAS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARON, Sandra C. Brincar: espaço de potência entre o viver, o dizer e o aprender. In GARCIA, Regina Leite (Org.). Crianças essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A 2002. p. 53-79.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Pulo: Martins Fontes 2004.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Circo e teatro: aproximações e conflitos. São Paulo: Revista Sala Preta USP, v. 6, p. 9-15, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016
______. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003 p.185-201.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n.19, p.20-28, 2002, ISSN 1413-2478. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.
BORGES, Luciene (coord.). Os desafios da dramaturgia contemporânea brasileira: formação, criação e processo colaborativo. Belo Horizonte: Sub Texto Revista de Teatro do Galpão Cine Horto Ano VII Dez Número 07. 2010.
FERAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 135-267.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2010. p. 153-169
LEÃO, Raimundo Matos. Teatro para crianças: dramaturgia e encenação. Revista Repertório: Teatro & Dança, ano 13, n. 14, p 85-96, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2017.
LIRA, Fernando (Org.). Jogos para Cenas cômicas. Fortaleza: Grupo Crise 2013.
MOREIRA, J. F. O Encenador dramaturgista e as “duzentas mil” possibilidades dramáticas. Salvador, Bahia: Dissertação de Mestrado PPGAC/UFBA. 2016.
NAZARETH, Carlos Augusto. Trama: um olhar sobre o teatro infantil ontem e hoje. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
NICOLETE, Adélia. Da Cena ao texto: Dramaturgia em processo colaborativo. São Paulo: Dissertação de Mestrado. ECA/USP. 2005.
PERROTI Edmir. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, Regina. (Org.). A produção cultural para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Mercado aberto, 1984.
PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva 2005.
______. No Reino da Desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1991. (Debates; v. 244).
ROMAGNOLI, Marcelo. O Desafio do Teatro para Crianças e Jovens. Revista Banda Mirim 10 anos de Música e Teatro para crianças Ano.1 n.1. São Paulo. 2014.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 19-80.
SAADI, Fátima. Dramaturgias: Estudo sobre a função do dramaturgista. Revista Questão de Crítica, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017 ______. A prática do dramaturgo: artigo de Fátima Saadi sobre a sua prática de dramaturg no Teatro do Pequeno Gesto. Revista Questão de crítica, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.
SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao palco: Dramaturgia de Textos Narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no Livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2008.
TELLES, Narciso. Paragens de um artista-docente-docente-pesquisador. In: TELLES, Narciso (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas: Textos e Temas. Rio de Janeiro: E-papers. 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i2.1417
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<