LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM GÊNERO DE DISCURSO MULTIMODAL

Sandro Luis Silva, Juliana Souza Lopes Hott da Rocha

Resumo


Há muito vem se discutindo a importância do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, trazemos algumas reflexões sobre a interface entre livro didático, gênero de discurso e multimodalidade. Procuramos observar em que medida o livro didático é caracterizado como um gênero de discurso multimodal, uma vez que apresenta uma simbiose de linguagens. Para atingir nosso objetivo, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica Bakhtin (2011), aliados a fundamentos da multimodalidade, apresentados por Rojo e Barbosa (2015), Dionísio (2013), Bonini (2011) e Maingueneau (2016). Apresentamos como corpus dois livros didáticos do ensino fundamental, o que nos revelou a presença de elementos que fazem com que o livro didático seja considerado um gênero de discurso multimodal, o qual abre perspectiva para o aluno se tornar um leitor crítico, se o livro didático for trabalhado no processo de ensino-aprendizagem como um gênero multimodal.


Palavras-chave


livro didático; gêneros discursivos; multimodalidade.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i3.1402

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