A SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ESPAÇO DO PROGRAMA BALE

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Resumo


Este trabalho tem como foco o estudo do Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas) como espaço mobilizador da subjetividade na formação do leitor. O objetivo é identificar os sentidos subjetivos que são mobilizados na atuação dos participantes no que concerne à sua constituição leitora, tendo como base teórica o estudo da subjetividade na perspectiva histórico-cultural. No tocante a metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com suporte nos postulados da Epistemologia Qualitativa, que considera a pesquisa como um espaço dialógico e o conhecimento como um processo construtivo-interpretativo. Com base no pressuposto metodológico apresentado, a construção da informação se deu a partir do uso do questionário aberto. Os resultados preliminares indicam que ao atuarem no Programa BALE, os sujeitos desenvolvem sentidos subjetivos que transformam suas atitudes com relação à leitura e consequentemente despertam e/ou ampliam a atuação como leitores.


Palavras-chave


Formação do leitor; programa BALE; subjetividade; mediação de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A. M. Quem conta um conto aumenta um ponto: contadores de histórias no Distrito Federal (1991 a 2011). Brasília, 2012. 145f. Dissertação (Mestrado em história cultural) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na

ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

COELHO, C. M. M. A categoria de sentido subjetivo e os contextos educacionais: valor teórico e evidências empíricas. In.: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; ÁLVAREZ, P. (Orgs.). O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 99-122.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

GONZÁLEZ REY, F. L. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Revista Psicologia da Educação. n. 13, 2º sem, p. 09-15. São Paulo: 2001. Diponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/32815/22634. Acesso: 09 de ago. de 2017.

______. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

_______. O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In.: GONZÁLEZ REY, Fernando Luiz. (Org.). Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a, p. 27-51.

______. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. Trad. Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2005b.

_____. Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

______. Subjetividad social, sujeto y representaciones sociales Revista Diversitas Perspectivas en Psicología, v. 4, n. 2, 2008, pp. 225-243, Universidad Santo Tomás Bogotá, Colombia. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1794-99982008000200002. Acesso em 02.04.2018.

______. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In.: In.: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012, p. 21-41.

______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

GONZÁLEZ REY, F. L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas-SP: Editora Alínea, 2017.

LARROSA J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Criatividade, personalidade e educação. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 1997.

______. A teoria da subjetividade de González Rey: uma expressão do paradigma da complexidade. In.: In.: GONZÁLEZ REY, Fernando. (org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 01-25.

MONTENEGRO, M. E. O estudo da subjetividade na perspectiva histórico-cultural: um avanço nos clássicos. In.: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012, p. 43-57.

MUNIZ, D. M. S.; OLIVEIRA, J. A. de L. Mediadores sociais de leitura: pontes para experiência literária. PontodeAcesso, Salvador, v. 8, n. 2, p. 43-60, ago, 2014. Disponível em: www.pontodeacesso.ici.ufba.br. Acesso em 02.04.2018.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

SAMPAIO, M. L. P. Eu faço extensão. InfoEXT. Pró-Reitoria de extensão da UERN. nº. 02. 2012. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/proex-noticias-infoext/arquivos/1164infoext_2_edicao___proex_uern.pdf Acesso em 10/11/2016.

SAMPAIO, M. L. P.; MASCARENHAS, R. de O. Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE): ação conjunta entre a universidade e a comunidade pauferrense. Projeto de extensão. Pau dos Ferros, 2007.

SCOZ, B. J. L.; TACCA, Maria C. V. R.; CASTANHO, M. I. S. Subjetividade, ensino e aprendizagem: contribuições de pesquisas acadêmicas. In.: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012, p. 131-155.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 2. ed. Curitiba:

Ed. Positivo, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i3.1400

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram