A LITERATURA INFANTOJUVENIL NOS ESPAÇOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Poliana Bernabé Leonardeli, Aline Morais Silva, Bárbara Miguel Ferrari

Resumo


Este artigo objetivou-se a analisar a prática leitora do gênero literatura infantojuvenil no espaço escolar. Sua produção teve como base material bibliográfico, entrevista e observação sistemática em uma escola pública para a coleta de dados. O material desse trabalho possibilita uma reflexão sobre o uso da literatura na prática docente e na formação do leitor. A importância do texto dá-se devido o gênero, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar o aperfeiçoamento da leitura e também o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca comprovar que o professor exerce um papel mediador, ao estimular e incentivar os alunos para o conhecimento literário, não só por meio de livros, mas também da imersão em espaços literários e projetos de leitura.

Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil;. Ensino; Leitura


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Literatura Infantojuvenil;. Ensino; Leitura

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i3.1390

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