INSTRUÇÃO DE PERCURSO: DIMENSÕES ENSINÁVEIS PARA APRENDIZES OUVINTES DE LIBRAS (L2)

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Maria Augusta Reinaldo, Shirley Barbosa das Neves Porto

Resumo


O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes numa perspectiva diferente das tradicionais aulas de vocabulário ou de gramática é o tema deste artigo, que tem por objetivos: (1) identificar as características definidoras do gênero instrução   de percurso; e (2) apontar e descrever dimensões constitutivas   desse  gênero relevantes   para o ensino de Libras como L2. Fundamentam o estudo pressupostos teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) para o ensino de língua centrado no gênero textual. Trata-se de uma pesquisa-ação e de caráter exploratório. Os resultados apontam duas dimensões   relevantes para a construção do modelo didático desse gênero (MDG).

Palavras-chave: Ensino de Libras como L2. Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros textuais. Modelo didático de gênero

Palavras-chave


Ensino de Libras como L2. Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros textuais. Modelo didático de gênero

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i2.1375

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