RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESPANHOL: PROMOVENDO O LETRAMENTO DIGITAL

Samuel de Carvalho Lima, Luanna Melo Alves

Resumo


Considerando o contexto de ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) nas escolas públicas, realizamos uma investigação exploratória para flagrar as relações entre as tecnologias digitais e o livro didático utilizado no Ensino Médio. Elucidamos as tecnologias digitais pressupostas ou ancoradas nas atividades propostas em um livro didático do guia de livros didáticos do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2018. Além disso, salientamos as potencialidades para a promoção do letramento digital dos alunos. A análise dos dados revelou que 13,4% das atividades são ancoradas no computador ou no celular conectado à internet e promovem, em tese, 8 tipos de letramento digital, a saber: letramento em pesquisa, letramento em informação, letramento em filtragem, letramento intercultural, letramento em hipertexto, letramento impresso online, letramento em rede, letramento pessoal.

Palavras-chave


Tecnologias digitais. Livro didático. Ensino de espanhol. Letramento digital.

Texto completo:

PDF

Referências


COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía joven: espanhol, 1º ano: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2016.

EGITO, G. A.; RAFAEL, E. L. Utilização de recursos tecnológicos em atividades de produção de texto oral no livro didático de português. Campina Grande: Leia Escola, v. 17, n. 2, 2017. p. 21-31.

FORTE-FERREIRA, E.; LIMA, S. C. LIMA-NETO, V. Propostas de atividades e habilidades comunicativas e tecnológicas no ensino de língua espanhola online no Instituto UFC Virtual. In: CARVALHO, Tatiana Lourenço de (Org.). Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. Mossoró: UERN, 2012. p. 119-127.

HAGUE, C.; PAYTON S. Digital literacy across the curriculum – a Futurelab handbook. Bristol: Futurelab, 2010.

LEÓN. E. A. W. Hipertextos digit@les: un desafío en la formación de lectores. Bogotá, 2016. 209f. Dissertação (Maestría En Pedagogía De La Lengua Materna) - Facultad De Ciencias Y Educación, Universidad Distrital Francisco José De Caldas.

ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola editorial, 2013a.

ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013b.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-32.

ZACHARIAS, V. R. C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola editorial, 2016, p. 15-26.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1.1318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram