ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Josivaldo Custódio Silva, Antonio Lisboa de Sousa Vieira
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar um livro didático de 8º Ano da EJA bem como oferecer uma abordagem interpretativa que possibilite o desenvolvimento do letramento literário dessa clientela estudantil muito diversificada. Como critério de análise, consideramos a própria experiência do educando, seu contexto de vida e uma abordagem que permita a proficiência e gosto pela leitura a partir dos pressupostos teóricos de Cosson (2007) e Freire (2011). A metodologia, de caráter quantitativo e qualitativo, se constitui: da verificação da metodologia do livro no trato do texto literário, do levantamento sobre o número proporcional de textos literários e da sugestão de atividades. Existem poucos textos literários no livro, além da fragmentação das obras trabalhadas. Em relação à análise qualitativa, podemos afirmar que se apresenta de maneira sumária ou mesmo deficitária por não procurar desenvolver no leitor a percepção da literariedade do texto, abordando mais os aspectos linguísticos aos literários.
Palavras-chave
Letramento Literário. Livro Didático. Leitura. EJA.
DOI:
http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1.1316
Apontamentos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas









__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<
Siga Rev Leia Escola nas redes sociais