DIALOGISMO NAS MENSAGENS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES DE ESPANHOL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO SÉCULO XX E XXI: RUPTURAS E CONTINUIDADES

Diego José Alves Alexandre, Pedro Farias Francelino

Resumo


Considerando o dialogismo como elemento constitutivo da linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2004), este estudo objetiva analisar as relações dialógicas nas mensagens destinadas aos professores de espanhol em livros didáticos de duas diferentes décadas: a de 1940, considerada o boom das produções didáticas de espanhol no Brasil pós-reforma de Capanema, e 2010, contexto em que o espanhol foi incluído nos editais de avaliação e publicação de livros didáticos no país. Nos resultados, nota-se que as obras recentes guardam relações dialógicas com a contemporaneidade e com o século anterior, fato que caracteriza e constitui o ensino de língua espanhola na atualidade. 

 


Palavras-chave


Dialogismo. Ensino de espanhol. Material didático.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i1.1308

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