ENTRE CONCEITOS E ACORDOS: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO À (SOB A) LUZ DO BANCO MUNDIAL

Flávio José de Carvalho

Resumo


RESUMO :

Este artigo tem como objetivo discutir os impactos que a economia e a política neoliberais têm causado na sociedade brasileira a partir da análise crítica do último relatório do Branco Mundial sobre o Brasil. De modo mais específico aqui nos interessa as consequências para o âmbito da educação. Identificamos os conceitos de sociedade e de educação disseminados pelo ideário neoliberal e que se manifestam no relatório, e também nos ocupamos com a relação entre eles e as afirmações e orientações disseminadas no relatório. Por fim, questionamos os impactos desastrosos que tais orientações causaram e causarão no bem-estar das cidadãs e dos cidadãos brasileiros, os quais convocamos para a resistência.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Banco Mundial; Neoliberalismo; Resistência Política.

 

ABSTRACT :

This paper aims to discuss the impacts that neoliberal economy has caused in Brazilian society, based on the critical analysis of the last report of the World Bank about Brazil. More specifically, we are concerned here with the consequences for the scope of education. We identify the concepts of society and education which are disseminated by neoliberal ideology through the report. We deal with the relationship between these concepts and the assertions and orientations from the report. Finally, we make questions about the disastrous impacts that these guidances has caused and they will cause in the Brazilian citizens’ welfare, we call them for resistance.

Key-words: Public Policies; World Bank; Neoliberalism; Political Resistance.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Banco Mundial; Neoliberalismo; Resistência Política

Texto completo:

PDF

Referências


ANDIFES. Universidades Federais: patrimônio da sociedade brasileira. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Andifes-VERSAO-DOWNLOAD-REDES-SOCIAIS-E-WHATSAPP.pdf

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em 1 fev. 2018.

GRUPO BANCO MUNDIAL. Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7289-banco-mundial-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 dez. 2017.

__________. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Novembro de 2017. Disponível em: Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/pt/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em: 1 dez 2017, p. 1.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.1245

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram