ENTRE CONCEITOS E ACORDOS: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO À (SOB A) LUZ DO BANCO MUNDIAL

Flávio José de Carvalho

Resumo


RESUMO :

Este artigo tem como objetivo discutir os impactos que a economia e a política neoliberais têm causado na sociedade brasileira a partir da análise crítica do último relatório do Branco Mundial sobre o Brasil. De modo mais específico aqui nos interessa as consequências para o âmbito da educação. Identificamos os conceitos de sociedade e de educação disseminados pelo ideário neoliberal e que se manifestam no relatório, e também nos ocupamos com a relação entre eles e as afirmações e orientações disseminadas no relatório. Por fim, questionamos os impactos desastrosos que tais orientações causaram e causarão no bem-estar das cidadãs e dos cidadãos brasileiros, os quais convocamos para a resistência.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Banco Mundial; Neoliberalismo; Resistência Política.

 

ABSTRACT :

This paper aims to discuss the impacts that neoliberal economy has caused in Brazilian society, based on the critical analysis of the last report of the World Bank about Brazil. More specifically, we are concerned here with the consequences for the scope of education. We identify the concepts of society and education which are disseminated by neoliberal ideology through the report. We deal with the relationship between these concepts and the assertions and orientations from the report. Finally, we make questions about the disastrous impacts that these guidances has caused and they will cause in the Brazilian citizens’ welfare, we call them for resistance.

Key-words: Public Policies; World Bank; Neoliberalism; Political Resistance.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Banco Mundial; Neoliberalismo; Resistência Política

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.1245

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