FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Cristina Rothier Duarte, Ana Paula Serafim Marques da Silva, Girlene Marques Formiga

Resumo


Neste artigo, objetivamos relatar uma prática de leitura literária realizada durante a formação de professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de João Pessoa-PB, em que trabalhamos com a contação de As aventuras de Bambolina (2006), de Michelle Iacocca. Os objetivos específicos são: relatar o desenvolvimento da prática de leitura do nosso corpus proposta por Dalvi e Silva (2016), bem como tecer considerações a respeito da importância das estratégias de leitura, especificamente, sobre o uso das conexões, recurso eleito para o trabalho com os professores e com os alunos, tratadas por Solé (1998) e por Girotto e Souza (2010). Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica. Como resultados, verificamos que a leitura literária, quando planejada e embasada teoricamente, constitui uma importante ferramenta para a formação leitora dos envolvidos.


Palavras-chave


Contação de histórias; formação de professores; estratégias de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 141-161.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques; INÁCIO, Francilda de Araújo. A quantas anda o leitor professor em formação? Trabalho apresentado no 56º ICA – Congresso Internacional de Americanistas, 2018.

DALVI, Maria Amélia; SILVA, Adriana. A leitura em voz alta na educação infantil: o que ler e como ler. In: GIROTTO, Cyntia; SOUZA, Renata Junqueira (Org.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2016.

FORMIGA, Girlene Marques; INÁCIO, Francilda Araújo; BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Literatura, Escola e Formação literária: entre práticas e descaminhos. In: Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, n. 28, p. 169-177, 2015.

LINDER, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Organizar e dirigir situações de aprendizagem. In: ZABALA, Antoni et al. Didática Geral. Trad. Carlos H. L. Lima et al. Porto Alegre: Penso, 2016.

PORTO, Ana Paula Teixeira; SILVA, Denise Almeida; RETTENMAIER, Miguel. Formação de leitores no Brasil: um processo de vários nós. In: Revista Língua & Literatura, v. 17, n. 30, p. 28-37, 2015.

OLIVEIRA, Ruy de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. In: Revista Pátio, 2004, n. 29, p. 19-22.

SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a lerem e a compreenderem o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira de et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 2010, P. 45-114.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e repositórios

                                      

             

    

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________