EROTISMO, POESIA E ENSINO: UMA RELAÇÃO POSSIVEL

Maria do Socorro Pinheiro

Resumo


Resumo: Este artigo discute a relação entre poesia e erotismo no âmbito da linguagem e analisa as possibilidades de trabalhar essa temática em sala de aula. Para isso, discutiremos a poesia na sua relação com a educação, vendo as possíveis práticas metodológicas que possam ser utilizadas em sala de aula. A base textual utilizada será a poesia erótica de Gilka Machado (1991), Aíla Sampaio (2012), Elisa Lucinda (2016) e Luiza Romão (2017). Manteremos diálogo com Antonio Candido (2002, 2011), Helder Pinheiro (2014, 2018), que destacam a importância da poesia e seu lugar na sala de aula, e dialogamos ainda com Bataille (2013), Octavio Paz (1994), Soares (1999), entre outros, sobre a temática erótica.

Palavras-chave: Erotismo. Poesia. Ensino. Autoria feminina.


Palavras-chave


Erotismo; Poesia; Ensino; Autoria Feminina

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.1232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

                                                   

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________