O HORROR QUE FASCINA: CONTOS DE QUIROGA NO ENSINO MÉDIO

Pedro Afonso Barth, Fabiane Verardi Burlamaque

Resumo


 

RESUMO: Não há nada mais imersivo para conhecer a cultura de um determinado povo do que conhecer a sua literatura. Nesse sentido, o ensino de Língua espanhola tem muito a ganhar se for aliado com o ensino de Literatura. Este artigo pretende analisar um conto de Horacio Quiroga e apontar elementos que tornariam a leitura literária desse texto atrativa e produtiva em uma turma de ensino médio.  Horacio Quiroga é um dos principais autores uruguaios e sua obra é uma das mais influentes da literatura hispano-americana. Partimos da hipótese de que ler contos de Quiroga no ensino médio pode ser profícuo tanto para encantar leitores por meio do horror representado em sua narrativa – temática que capta a atenção dos jovens - quanto para tornar sua obra mais conhecida entre leitores brasileiros. Para tanto, analisamos o conto “La Gallina Degollada” elencando maneiras que essa narrativa se comunica com jovens e adolescentes.


Palavras-chave


Horacio Quiroga. Práticas de Leitura. Literatura Hispano-americana. Ensino de Literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-BEZERRA, Wilson. Quiroga, Arlt, Borges e os espectros portenhos dos anos vinte. Ângulo, Lorena, SP, n. 130, p. 1-8, 2014.

BUZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.).Português no ensino médio e formação do professor.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. rev. e aum. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ: José Olympio, 1998.

CZECKSTER, Gustavo Melo. Horacio Quiroga e Cyro Martins: Fronteiras e confluências. Dissertação (Mestrado em Letras). 109 f. Programa de Pós-graduação em Letras: Literatura Comparada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Psicologia de Grupo e a Análise do Ego (1921). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LAROSSA, Jorge. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.

LAZAR, GILLIAN. Literature and Language teaching. A guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University press, 2004.

LAZO, Raimundo. Notas críticas e informativas en Quiroga, Horacio. In: Cuentos. México, Impresores Aldina, 2001.

MALARD, LETÍCIA. Enino e literatura no 2º grau: problemas e perspectivas. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1985.

MENON, Maurício César. a narrativa de mistério/suspense, terror/horror no ensino médio: ponderações e esclarecimentos. In: OLIVEIRA, Vanderleia da Silva (Org.), Educação literária em foco: entre teorias e práticas. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do norte do Paraná, 2008.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

QUIROGA, Horacio. Contos de Amor de Loucura e de Morte. São Paulo: Martin Claret, 2014.

VAX, Louis. A arte e a literatura fantásticas. Coleção Arte e Filosofia. Lisboa: Arcádia, 1972.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i2.1226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram