BIBLIOTECA E LEITURA EM RETRATOS: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO TÉCNICO

Joseane Amaral

Resumo


A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” é obra de referência no mapeamento da realidade leitora no país. A partir desse documento, nosso trabalho problematiza a visão acerca da leitura e o lugar da biblioteca em cursos técnicos profissionalizantes. Para tanto, relacionamos os estudos especializados de Butlen (2012a, 2012b) aos dados da quarta edição da pesquisa RLB (2016), além de observarmos percepções de um bibliotecário sobre o espaço da biblioteca em uma instituição pública de ensino. Entre os resultados, constatamos uma lacuna nos dados da RLB, o que se reflete na aparente dificuldade de promover a leitura no ensino profissionalizante, uma vez que o domínio da técnica é supervalorizado, em detrimento da leitura como agente de (trans)formação dos sujeitos.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2016.

BUENO, B. O.; REZENDE, N. L. de. Formador de leitores, formador de professores: a trajetória de Max Butlen. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 543-564, jun. 2015. Disponível em . Acesso em 23 out. 2016.

BUTLEN, M. Compreensão e interpretação literárias: duplo risco da escola ao liceu. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, n. 58, jan./jun. 2012a.

BUTLEN, M. Para novas cooperações entre escolas e bibliotecas: retorno aos objetivos e missões. Revista Eletrônica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Departamento de Educação, Presidente Prudente, 2012b. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2016.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil - 4ª edição. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Projeto Pró-Leitura na formação do professor. Brasília, DF: MEC/SEF, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i2.1110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

                                                   

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________