DA CONSCIÊNCIA À PRÁTICA: HÁBITOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFRS – CAMPUS FARROUPILHA

Cecil Jeanine Albert Zinani, Cinara Fontana Triches

Resumo


Este artigo tem como intuito analisar os hábitos de leitura dos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – campus Farroupilha, a partir de dados obtidos em uma pesquisa realizada em 2014. Por meio de um recorte nos resultados obtidos, objetiva-se verificar a relação com a leitura, as influências, além de gostos e hábitos dos adolescentes. Como um dos resultados expressivos, fica evidente a influência do incentivo dos pais sobre o posicionamento quanto à prática da leitura. Ademais, há o reconhecimento da influência das redes sociais nos hábitos de leitura. A partir dos resultados, é possível reforçar a importância de que o docente conheça o perfil do aluno, para que possa atuar como mediador de leitura.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Felipe. “Facebook.com: o (multi)letramento das gerações pós-modernas nas habilidades de leitura e escrita”. Revista Eletrônica de Letras (Online), v.7, p. 1-42, janeiro-dezembro, 2014.

ARAUJO, Mayara Regina Pereira Dau. “Leitores de Best-sellers: o que determina suas escolhas?” In: III Colóquio internacional de estudos linguísticos e literários. Maringá, 2014. Anais Eletrônicos. Programa de Pós-graduação em Letras. Disponível em http://cielli2014.com.br/media/doc/a2575b99167aac260eec5b39b19d2319.pdf. Acesso em: 10 ago. 2015.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: Ensino Médio. Brasília: SEF, 1998.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. 2ed. São Paulo: UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. “Sobre algumas funções da literatura”. In: _____. Sobre a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús y MUÑOZ Sonia (orgs). Televisión y Melodrama. Bogotá: Tecer Mundo Editores. 1992.

MORO, Eliane L. da Silva; SOUTO, Gabriela Pinheiro; ESTABEL, Lizandra Brasil. A influência da internet nos hábitos de leitura do adolescentes. s.d.,13f.

Retratos da leitura no Brasil. 3. ed. Instituto Pró-Livro. 2014. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2015.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Criticidade e leitura: ensaios. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Solimar Patriota. O Facebook na formação continuada de mediadores de leitura. Rio de Janeiro, 2012. 10f.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. São Paulo: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua história e suas instituições. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i1.1088

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram