JORNALISMO, POLÍTICA E IDEOLOGIA: A VALORAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO DA REVISTA VEJA

Manassés Morais Xavier, Maria de Fátima Almeida, Symone Nayara Calixto Bezerra

Resumo


Filiado ao Círculo de Bakhtin, o presente trabalho contempla um estudo dialógico do gênero discursivo artigo de opinião e seus objetivos são: a) situar, a partir da Análise Dialógica do Discurso, a noção de tom valorativo e b) analisar enunciados dos dois artigos de opinião do referido produto midiático. Para tanto, selecionamos um corpus de dois artigos publicados pela Revista Veja que exploraram o tema política. Sobre os resultados, destacamos que os textos analisados são construídos por valorações que, por se situarem historicamente e por, concretamente, convocarem sentidos, possibilitam a compreensão dialógica dos posicionamentos ideológicos do veículo de comunicação impressa aqui apresentado.

Palavras-chave: Gêneros do discurso. Valoração. Artigo de opinião. Revista Veja.


Texto completo:

PDF

Referências


BACCEGA, M. A. Do mundo editado à construção do mundo. In: Revista Comunicação & Educação: Leitura crítica da comunicação. Revista da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. v. 1, set.1994, p. 07-14.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.

______. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

______. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos – SP: Pedro & João, 2010b.

______; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira e colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz 13. ed. São Paulo: HUCITEC, 2009.

BORGES, J. Webjornalismo: política e jornalismo em tempo real. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.

CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 166-179.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

GOMES, P. G. Artigo. In.: MELO, J. M. (Org.). Gêneros jornalísticos na Folha de S. Paulo. São Paulo: FTD, 1992, p. 15-46.

MOTTA, L. G. Narratologia: análise da narrativa jornalística. Brasília: Casa das Musas, 2004.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.1077

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

__________________________________________________

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram