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VOL 23 - nº 2 - (2023) - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Este dossiê acolhe discussões teóricas e/ou metodológicas ou estudos comparativos acerca da formação inicial nos cursos de licenciatura até a necessária formação continuada e/ou permanente docente, paralela à sua atuação. Nesse contexto, boa parte da discussão está centrada nas contribuições de TANURI (2000), VEIGA (2008), SACRISTÁN (1999), NÓVOA (1992, 1999), SCHON (2000), GATTI E NUNES (2009), GATTI E BARRETO (2009), IMBERNÓN (2009, 2010), DAVIS (2012) entre outros, que entendem e discutem formação continuada em uma perspectiva de formação ao longo da vida. Ao focar a formação continuada, em particular, entende-se que o crescimento profissional efetuado ao longo da atuação docente, pode proporcionar um novo sentido à prática pedagógica, e, por consequência, ressignificar a atuação do professor. Trazer novas questões da prática e buscar compreendê-las sob o enfoque da teoria e na própria prática permite articular novos saberes na construção da docência, dialogando com os envolvidos no processo que envolve a formação (IMBERNÓN, 2010). A formação, nessa direção, parte das situações problema educacionais, visto que elas criam alternativas de mudança no contexto no qual se dá a educação. De forma permanente, busca alcançar a seara das capacidades, habilidades e atitudes com metodologias fundamentadas em princípios colaborativos, dialógicos e participativos. A discussão proposta abrange, portanto, aspectos dos saberes profissionais, da profissionalização e da profissionalidade docente tão complexa e multifacetada em qualquer modalidade de ensino e contexto no qual ocorre. O dossiê também é um desdobramento do projeto FAPESQ/PB - Currículo e Formação Continuada Docente: Práticas e Desafios da Contemporaneidade. Esta pesquisa efetua um mapeamento e sistematização sobre a construção e efetivação de currículos para a Educação Básica, em especial nas etapas do ensino fundamental e médio no Estado da Paraíba.
ORGANIZADORES Márcia Candeia Rodrigues - UFCG Joaquim Luís Alcoforado - UNIVERSIDADE DE COIMBRA
REFERÊNCIAS GATTI, Bernadete A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, Unesco, 2011. GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2000. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010. IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: Novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela, São Paulo, Cortez, 2009. MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto, 1992. NÓVOA. Antonio. O passado e o presente dos professores. In: ________________ Profissão professor. Porto: Portugal, Porto Editora, 1999. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992. PIETRI, E. de. Circulação de saberes e mediação institucional em documentos oficiais: análise de uma proposta curricular para o ensino de Língua Portuguesa. In: Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, Jan/Jun 2007, p.263-283. ROLDÃO, Maria do Céu N. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre Educação, 2005, Vol. 12, Nº 13, jan/ dez. ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, 2007, Vol. 12, Nº 34, jan/ abr. SACRISTÁN, J.G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA. Antonio. Profissão professor. Porto: Portugal, Porto Editora, 1999. SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Armed, 1998. ________. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org). Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso 2013. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 2000. TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.14, pp.61-88. ISSN 1413-2478. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. VEIGA, Ilma Passos A. Docência como atividade profissional. IN: VEIGA, Ilma P. A. D Ávila, Cristina. (orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, Papirus editora, 2008.
SUBMISSÃO - 31 de MAIO de 2023 PUBLICAÇÃO - 31 de AGOSTO de 2023 __________________________________________________________________________________
VOL 23 - nº 3 - (2023) - TRAÇOS E LETRAS DELAS: O LIVRO ILUSTRADO DE AUTORIA FEMININA
Atualmente, o livro infantil apresenta-se como um espaço constituído por elementos das linguagens de texto, de imagem e de projeto gráfico, resultado do acúmulo de transformações em sua feitura e do estabelecimento de sua configuração como artefato cultural (RAMOS, 2011). Nesse percurso, se faz necessário considerar as alterações ocorridas com o estatuto da Literatura para criança, a articulação dessas linguagens, e a própria condição do livro como objeto físico, perspectivas e obras que ocupam hoje lugar importante nas discussões sobre ensino de leitura e formação do leitor, de análises estéticas e de acervos de literatura infantil. No entanto, ainda é lacunar a produção de estudos sobre a produção de autoria feminina do livro ilustrado, seja quando temos duas autoras uma do texto, outra da ilustração, seja quando temos a mesma autoria para as duas linguagens. Nesse sentido, embora essa lacuna exista, é notória a presença na literatura brasileira para a infância de obras de autoria feminina desde os nomes de Julia Lopes de Almeida, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles até o crescimento dessa produção nas décadas de 1970 e 1980 com títulos de Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Ao lado dessas produções e seguindo as mudanças ocorridas com o livro ilustrado para infância também receberam destaque autoras ilustradoras como Angela Lago, Eva Furnari, Mariana Massarani, Graça Lima, Marilda Castanha em um número crescente de obras e principalmente depois da década de 1990 e início do século XXI. O presente dossiê propõe reunir artigos oriundos de pesquisas que versem sobre a produção de autoria feminina, das duas primeiras décadas do século XXI, considerando uma abordagem estética e sociológica para estudos sobre marcos históricos, relações entre produção editorial e mercado (MORAES, HANNING e PARAGUASSU, 2012), estudos que versem sobre abordagens e estratégias para leitura das obras em contexto de recepção, e, por fim, estudos que busquem analisar elementos plásticos e narrativos que possam definir os estilos das autoras ilustradoras de livros ilustrados.
ORGANIZADORAS Clara Gavilan - FACONNECT e A Casa Tombada - São Paulo Eliana Kefalás Oliveira - Universidade Federal de Alagoas - UFAL Márcia Tavares - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
REFERÊNCIAS GOÉS, Lucia Pimentel. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. Paulinas: São Paulo, 2003. LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011. NIKOLAVEJA, Maria e SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. O’SAGAE, Peter. Imagens e enigmas na literatura para crianças. Tese de doutorado, USP, São Paulo, 2008. RAMOS, Flávia B. e PANOZZO, Neiva S.P. Entre a ilustração e a palavra: buscando pontos de ancoragem. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2004. In: http://www.ucm.es/info/especulo/numero26/ima_infa.html Acesso em 23 de novembro de 2018. RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis - caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
SUBMISSÃO - 30 de SETEMBRO de 2023 PUBLICAÇÃO - 31 de DEZEMBRO de 2023 |
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Publicado: 2022-09-10 | |