Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Leia Escola é o periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, que aceita para publicação as seguintes contribuições: apenas artigos inéditos, ensaios, resultados de pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada ao ensino de línguas e de literaturas, resenhas críticas de publicações nas áreas de Letras e Linguística, entrevistas e retrospectivas (visão geral crítica do estado da arte). 

Apenas contribuições inéditas serão aceitas para publicação.

Os trabalhos enviados para a revista não devem ter sido submetidos simultaneamente para outros periódicos.

As contribuições podem ser submetidas em português, inglês, francês ou espanhol.

Pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais são convidados a submeter seus trabalhos, que serão enviados a dois pareceristas anônimos do Conselho Editorial. Em caso de empate, um terceiro parecer será emitido. Se necessário, pareceristas ad hoc serão convidados.

Leia Escola declara que os conceitos e posições expressos nos artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial desta revista.

Os autores também são responsáveis pela conduta ética da investigação em que o artigo se baseia.

Cada autor pode ter somente um artigo em andamento desde a apresentação até a publicação. Um intervalo de 18 meses entre a publicação de um artigo e o início de um novo processo de submissão do mesmo autor será observado.

Recomenda-se que estudantes de pós-graduação devem incluir seus orientadores como coautores. Artigos com mais de três autores não serão aceitos.

Ficam concedidos à Revista Leia Escola todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

Não há nenhuma taxa para submissão e revisão de artigos.

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Creative Commons Attribution License (Type BY).

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Avaliação por pares

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Impressões Literárias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos enviados para avaliação serão submetidos, de início, ao processo de verificação de atendimento aos critérios técnicos de editoração do texto, número de página e respeito ao envio de um arquivo sem identificação.

Os artigos que atenderem aos critérios técnicos seguirão para análise de dois pareceristas ad hoc pelo sistema de avaliação às cegas, considerando que esses pareceristas sejam pesquisadores doutores, e membros de grupos de pesquisa na área de conhecimento, com relevante produção científica, e,  preferencialmente, professores de programas de pós-graduação.

Os textos das seções de resenha, entrevistas, e outras seções, assim como os dossiês e afins, seguem o mesmo padrão de avaliação. Os números especiais ou suplementos seguem as diretrizes de avaliação por pares e sem identificação de autores. 

 

 

Periodicidade

A Revista Leia Escola tem periodicidade de publicação quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...