A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A QUESTÃO DA ÉTICA

Autores

  • Daniela Ferreira de Freitas
  • Francisca Daiana Estrela Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.72

Resumo

Este artigo visa uma reflexão sobre a relação professor-aluno no campo da ética, do qual a partir de alguns exemplos práticos do cotidiano, questionamentos surgem sobre o que é ser ético, como ser ético e o papel do professor nessa problemática. Nesta lógica de pensamento o artigo apresenta como objetivo refletir a ética da e na educação no tempo presente na relação professor-aluno no âmbito da sala de aula, sendo que na perspectiva dessa relação do educador com o educando, se faz necessário um discurso pautado na participação prática do professor partindo dos seus próprios exemplos. Assim sendo, o texto pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a ética que se constitui na sala de aula e esclarecer alguns conceitos, como ética e moral, pois é relevante entender a diferença entre a ética e o discurso ético e o espaço do educador e do educando nessa problemática que se faz presente em nossa sociedade, sendo a ética apresentada como uma reflexão crítica sobre a moralidade. Para que isso ocorra de forma satisfatória, o trabalho foi desenvolvido mediante a utilização de pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem qualitativa. Conclusão e resultados obtidos mostram que não existe educação sem ética, sendo essas interligadas e essenciais na formação do aluno. Também é relevante ressaltar que há uma interação entre ética-escola-sociedade, onde o aluno tende a repercutir em sociedade o que vivencia na escola. Por ser um tema bastante abrangente e complexo, aprimorar os conhecimentos sobre ética é necessário por todos os profissionais, principalmente aos docentes que trabalham diretamente na formação dos cidadãos.

Palavras – chave: Ética, Cotidiano, Professor-aluno.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS