Meus heróis: lembranças discentes no ensino de história

Autores

  • Israel Soares de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Raquel Leão de Bastos Prefeitura Municipal de João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.311

Resumo

O presente artigo é resultante de parte de nossa pesquisa de doutorado, realizada entre os anos de 2012 e 2013, no município de João Pessoa, Paraíba, e tem como finalidade problematizar o Ensino de História enquanto uma prática pedagógica ainda muito arraigada na concepção elitista dos grandes homens e heróis como transformadores dos processos históricos. Para tanto, discutimos aqui, as principais memórias discentes em relação às suas aprendizagens na disciplina de História quando se trata das personagens históricas lembradas durante suas trajetórias escolares no Ensino Médio em uma escola pública do referido município. Corroboramos com a necessidade da História e de seu ensino nas escolas dialogar com as histórias locais e trazer para suas vivências os movimentos sociais, as diversidades, os sujeitos “de baixo” que lutam e que transformam os rumos da história. Assim, defendemos um Ensino de História mais justo e democrático, que não apague as memórias não oficiais, mas que dialogue com elas, principalmente nos espaços escolares da Educação Básica pública.

Biografia do Autor

  • Israel Soares de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008) com o Tema Ensino de História Local e Movimentos Sociais: práticas de história local nos assentamentos do Conde, na qual discutiu acerca da educação para a convivência nos assentamentos, contextualizando o ensino de história. Doutor em Educação pela UFPB, investigando o Ensino de História a partir da relação entre história local e Educação Popular. Tem experiência na área de História e História da Educação, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de história, história local e Nordeste. Professor Adjunto, nível 1, no Centro de Formação de Professores-CFP, da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, no município de Cajazeiras - PB.
  • Raquel Leão de Bastos, Prefeitura Municipal de João Pessoa
    A autora é licenciada em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e especialista em História e Educação Ambiental, também pela UFPB. Atua há quinze anos na Educação Básica no município de João Pessoa e tem experiência na docência de História.

Referências

ABUD, Kátia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe Maria F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998, p. 28-41.

BARBOSA, Vilma de Lurdes. Contribuições para pensar, fazer e ensinar história local. Tese de doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2005.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: O saber histórico na sala de aula. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001, p. 11-27.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial da União [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, seção 1, p.1, 10 mar. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 02 ago. 2017.

CARRETERO, Mario; trad. Beatriz Affonso Neves. Construir e ensinar: as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 4 ed., 1996.

LOPES, Eliane Marta Teixeira e GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 3 ed., 1994.

OSSANA, Edgardo O. Una alternativa em la enseñanza de la História: el enfoque desde lo local, lo regional. In: VÁZQUEZ, Josefina Z. Enseñanza de la História. Buenos Aires, 1994 [Colección Interamer, 29].

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades