Uso não prescrito de cloridrato de metilfenidato entre estudantes universirários

Autores

  • Jefferson Marlon Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Andreza Guedes Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.275

Resumo

Na contemporaneidade, estudantes universitários saudáveis têm usado substâncias psicoativas com o objetivo de potencializar as atividades mentais, ao permitir que eles estudem por mais horas e otimizem sua eficiência acadêmica. O cloridrato de metilfenidato é um dos estimulantes mais prescritos no mundo e controlado para o tratamento farmacológico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas tornou-se proeminente no campo popular pelo seu uso como Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. O estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que busca responder a seguinte pergunta norteadora: Quais as contribuições e possíveis efeitos adversos que o Cloridrato de Metilfenidato promovem nos jovens e adultos que o utilizam indiscriminadamente na busca por um estado de alerta necessário à rotina acadêmica?. Foram encontradas 318 publicações nas bases de dados eletrônicos MedLINE, LILACS e SciELO, das quais após sistematização para o escopo da revisão, restaram 06 publicações que são detalhadas nesse estudo. Há um número insuficiente de estudos que tratam sobre o uso de psicoestimulantes entre estudantes saudáveis na literatura brasileira. Assim, é preciso avaliar os impactos do uso de estimulantes na prática clínica, a fim de minimizar possíveis efeitos adversos, avaliar a dose considerada segura e coibir o uso de determinadas substâncias.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: educação e saúde