FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CENARIO E DIALOGO COM OS SABERES

Autores

  • Lidiane Castro Reto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.153

Resumo

A formação do professor é considerada como um dos fatores mais relevantes para promover os padrões de qualidade adequados na educação.A literatura de Nunes, Corsino e Kramer (2013)revela que nos municípios do estado do Rio de Janeiro, do período de 1999 a 2009, houve avanços na educação infantil, tais como: a expansão das matrículas nas creches públicas; organização e funcionamento das secretarias no que concerne à especificidade da educação e às equipes pedagógicas de acompanhamento da educação infantil. Entretanto, inúmeros aspectos precisam de atenção urgente das políticas públicas municipais, entre eles o aprimoramento através de formação continuada, formação em serviço e a construção da identidade do professor de educação infantil. Este texto tem por objetivo geral discutir a formação do professor de educação infantil e o seu desenvolvimento profissional no município do Rio de Janeiro e propõe como questões de estudo: Quais tem sido as possibilidades e experiências de formação que o professor de educação infantil tem encontrado na rede pública? Quais são as estratégias privilegiadas para a formação continuada dos professores de educação infantil? Até que ponto a formação tem propiciado a reflexão sobre a própria prática? Por meio de uma pesquisa qualitativa que se valeu de entrevistas e grupo focal realizada junto a professores e gestores de educação infantil pode-se investigar o cenário atual de formação e a percepção dos docentes. No que se refere a formação continuada oferecida no município do Rio de Janeiro pode-se afirmar queapesar dos esforços de envolvimento dos pais, gestores e professores no dia a dia da educação infantil, na efetivação das estratégias de formação prevalece os  eventos pontuais como jornadas e seminários, em que não se garante o espaço de reflexão sobre a própria prática.

Biografia do Autor

  • Lidiane Castro Reto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Formação de Professores de Educação Infantil

Referências

ARROYO, M. Ofício de mestre – imagens e auto-imagens. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

BODNAR, Rejane. Relação teoria-prática na formação em serviço de profissionais da educação infantil: ressignificando a prática pedagógica. In: ROCHA, Eloisa; KRAMER, Sonia (orgs.). Educação infantil – enfoques em diálogo. 3. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

BONETTI, Nilva. A especificidade da docência na Educação Infantil no âmbito de documentos oficiais após a LDB 9394/96. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianólis, 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87889/203725.pdf?sequence=1> Acesso em: 26 de julho de 2015.

GATTI, B. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 90–102, Maio/2009.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009

KISHIMOTO, Tizuko. Pedagogia e a formação de professores(as) de educação infantil. Pro-Posições, v. 16, n. 3, p. 181-192, set.-dez. 2005.

______. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: MACHADO, Maria. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, Especial, p. 797-818, out. 2006.

LIBÂNEO, J. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOPES, M. Descompasso: da formação à prática. In: KRAMER, S. et al. Infância e educação infantil. 3. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.

NUNES, M.; CORSINO, P.; KRAMER, S. Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 152-175, jan.-abr. 2013.

NUNES, M.; KRAMER, S. Educação infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, S.; NUNES, M.; CARVALHO, M. (orgs.). Educação infantil: formação e responsabilidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Julvan. Trajetos de formação e de atuação docente. In: CALDERANO, Maria; MARQUES, Gláucia; MARTINS, Elita (orgs.). Formação continuada e pesquisa colaborativa – tecendo relações entre universidade e escola. Juiz de Fora, Minas Gerais: UFJF, 2013.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: entre os saberes e os afetos, entre a sala e o mundo. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. (orgs). Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PIMENTA, Selma. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SALGUEIRO, Maria. Amor e dedicação na formação do professor de educação infantil. In: BERNARDINI, Cristina (org.). Docência: desafios teóricos e práticos da profissão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-15