ANTES SEM TERRA, HOJE COM TERRA E COM DIREITO A EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

Autores

  • Wirnaide Maria Rolim UFCG
  • Onireves Monteiro de Castro UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1186

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a importância do ensino superior para assentados rurais, grupo minoritário no âmbito universitário, apresentando contribuições que esta modalidade educacional pode oferecer no desenvolvimento do campo onde vivem os sujeitos pesquisados. Discute os principais desafios que os alunos assentados enfrentam para inserção e permanência na academia. Consiste em uma pesquisa descritiva, focada numa revisão bibliográfica e documental, foram consultados os seguintes teóricos e documentos: Fernandes (1999), Santos (2011), Bogo (2008), Moreira e Targino (1997), Caldart (2012), Molina (2008), INEP (2019), INCRA (2019). Através da pesquisa evidenciou-se que, a luta dos assentados pela terra, reflete na busca por outras conquistas: educação, saúde, lazer. A educação desenvolve produção do conhecimento, autonomia, criticidade, competências para o cumprimento das atividades do campo e o convívio em sociedade. As dificuldades enfrentadas pelos alunos estão associadas ao baixo poder aquisitivo, distância do local de trabalho/vivência e universidade, transporte, custeio de moradia, alimentação, aquisição de materiais didáticos e o distanciamento da realidade entre a universidade e os movimentos sociais. Conclui-se que, a educação é um fator transformador do campo, que é preciso formar parcerias entre: assentamentos rurais, Poder Público e movimentos sociais para fortalecer a luta pela garantia e a qualidade de ensino.

Biografia do Autor

  • Wirnaide Maria Rolim, UFCG
    GRADUADA EM LINCENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA E PÓS-GRADUADA EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR.

Referências

AMED, Fernando José; NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. História dos Tributos do Brasil. São Paulo: Edições SINAFRESP, 2000.

BATISTA, Maria do Socorro Xavier, CORREIA, Deyse Morgana das Neves, BRITO. Rosa Maria de Jesus. Educação na reforma agrária: visando o desenvolvimento sustentável das áreas de assentamentos no brasil - VIII Congresso Latino Americano de Sociologia Rural, Porto de Galinhas, 2010.

BOGO, Ademar. Identidade e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010 – Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

BRASIL. Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional – 9394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Lei N. º 8.035, DE 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências.

CALDART, Roseli. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Contribuição ao Estudo do Campesinato Brasileiro: formação e territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST (1979 –1999). Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1999.

GRZYBOWSKI, Cândido. Movimentos populares rurais no Brasil: desafios e perspectivas: In STEDILE, João Pedro (Org.), A questão agrária no Brasil: o debate na década de 1990. 1 ed. São Paulo: Expressão popular, 2013.

INCRA. Instituto Nacional De Colonização E Reforma Agrária. PRONERA, Manual de Operações, 2011.

INCRA. Instituto Nacional De Colonização E Reforma Agrária. PRONERA, Manual de Operações, 2004.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da Educação Superior 2016. Brasília, 2018. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 01 out. 2018.

MOLINA, Mônica Castagna. A Constitucionalidade e a Justicibilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida (Org). Por uma Educação do Campo-Políticas Públicas. Caderno 7, Brasília, 2008.

SANTOS, Júlio César Borges dos. O movimento dos trabalhadores rurais sem-terra e as relações entre saúde, trabalho e ambiente em um assentamento rural no estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2011.

TARGINO, Ivan, MOREIRA, Emília. MENEZES, Marilda. As ligas camponesas na paraíba um relato a partir da memória dos seus protagonistas. Ruris, Volume 5, número, 2011.

Downloads

Publicado

2019-10-26