A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CASOS E DESCASOS NA ESCOLA MUNICIPAL FÉLIX PEREIRA DOS REIS (SANTA INÊS-PB).

Autores

  • Maria Aparecida Gomes Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Rodrigo Ceballos

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1169

Resumo

Resumo

Pensar sobre a formação continuada de professores é tema de grande importância, pois pensar sobre formação continuada é pensar também sobre a melhoria da qualidade da educação no Brasil, visto que investir na qualificação profissional docente é investir também na construção de um saber pautado em valores como igualdade e na construção de uma sociedade democrática. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre formação continuada de professores da Escola Municipal Félix Pereira dos Reis, situada no município de Santa Inês–PB. Para tal, fizemos a análise de dados do IDEB, do Censo Escolar e do Projeto Político da escola, além de revisão bibliográfica. Quanto à forma de abordagem, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva qualitativa. Como resultado, entendemos que a formação continuada de professores permite um vasto campo de análise e debates, e que debruçar-se sobre este tema possibilita o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no intuito de atender os avanços almejados referentes a qualidade do ensino.

 

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Gomes Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

    Licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande.

    Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande. 

Referências

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALTENFELDER, Anna Helena. Desafios e tendências em formação continuada. Constr. psicopedag. São Paulo, v. 13, n. 10, 2005.

ALTENFELDER, Anna Helena. O papel da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no processo de formação continuada dos professores participantes. São Paulo: PUC-SP, 2010.

BRASIL, Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1998.

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

DEMO, Pedro. É preciso estudar. In A. M. de Britto. Memórias de formação: registros e percursos em diferentes contextos. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2007

FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IMBÉRNON, Francisco. Formação Docente Profissional: Formar-se para a Mudança e a Incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

PARENTE, Francisca Francirene Tomaz. Formação Continuada e Qualificação Profissional dos Professores de Sobral - CE: múltiplos olhares. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia Instituto de Educação, 2012.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1988.

PPP, Escola Felix Pereira dos Reis, 2010

SANTOS, B. S. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, B. S. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Coimbra-Portugal: Revista Crítica de Ciências Sociais. 1997.

Downloads

Publicado

2019-10-26