INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E MÍDIAS DIGITAIS: O DEBATE INTERDISCIPLINAR EM FOCO

Autores

  • Glhevysson dos Santos Barros Universidade do Grande Rio
  • Jurema Rosa Lopes Soares Universidade do Grande Rio
  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1087

Resumo

A intolerância religiosa configura-se como um ato que depõe contra a pessoa em razão da sua crença, sendo praticada muitas vezes no ambiente de trabalho, por vizinhos e em redes sociais, como o facebook e twitter, por exemplo. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades do trabalho interdisciplinar voltado para o combate das práticas de preconceito e intolerância religiosa experenciadas nas relações presenciais ou nas redes sociais. A metodologia empregada compreende a revisão bibliográfica baseada nas contribuições literárias de teóricos como Japiassu (1976), Pombo (2008), Corral (2015), Rocha e Rodrigues (2013), Budke (2013), Allegretti, Hessel, Hardagh e Silva (2012). Os resultados do estudo apontam que é preciso trabalhar de forma contínua na educação básica e nas próprias universidades o respeito às pessoas praticantes de qualquer religião, visando o combate às mais variadas manifestações de discriminação correlatada. Assim, consideramos que a escola traduz-se como importante espaço para a promoção do debate e fomento à construção de relações mais horizontalizadas. Para tal, concluimos que um pensamento interdisciplinar se faz necessário na promoção do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.

 

Palavras Chaves: Intolerância Religiosa; Redes sociais; Interdisciplinaridade;

Biografia do Autor

  • Glhevysson dos Santos Barros, Universidade do Grande Rio
    É Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade (2009), Bacharel em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (2014), Especialista em Educação Física escolar e Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho(2011), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2016) e Doutorado em andamento em Humanidades, Cultura e Artes pela Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil. Atualmente é professor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. No Ensino Superior atuei como tutor pela Universidade Anhanguera.
  • Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament d?Ergologie-Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Professor Adjunto Doutor I da Universidade Federal de Mato Grosso (Aposentada). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO. Cordenadora Institucional do PIBID/UNIGRANRIO (2018-2020).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: ergologia, trabalho, formação do educador, prática pedagógica, conhecimento, cultura, linguagem e formação profissional.
  • Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

    Doutoranda e Mestre (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio, Especialista em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ/FEBF (2008). Pedagoga pela UNIGRANRIO (2005). Professora e Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ.

Referências

ALLEGRETTI, S. M. M.; HESSEL, A. M. D. G.; HARDAGH, C. C.; SILVA, J. E. da. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista Cet, v. 01, n. 02, p. 53-60, 2012.

BRASIL. Código Penal. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm. Acesso em 02 fev.2019

_______. Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997. Disponível em Altera a lei º 7.716. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9459.htm Acesso em 01 fev.2019

_______. Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989. Dispõe sobre crimes resultantes de preconceito de cor, raça, etnia e religião. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7716.htm. Acesso em 03 fev. 2019.

BUDKE, S. O advento da cibercultura globalização, crescimento tecnológico e midiatização religiosa. Anais do Salão de Pesquisa da Faculdades. São Leopoldo: EST, v. 12, 2013.

______________. Mídia e religião: conflitos e oportunidades do diálogo inter-religioso no ciberespaço. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: EST, v. 2, 2016.

CARDOZO, M. L. Liberdade e Intolerância nas Redes Sociais. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, SP, 2016.

CORRAL, J. L. de A. Mídia & Cidadania: Websites de Templos Afro-religiosos como ferramenta de combate à Intolerância. X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, Bauru-SP, 2015.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

PASSERINO, L. M; BEHAR, Patricia Alejandra. Redes sociais e comunidades: definições, classificações e relações. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 1-8, 2010.

POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. UNIOESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n.1, p. 9-40, 2008.

_________. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. LIINC em Revista. V. 1. Nº 1. p. 3-15. Mar/2005. Disponível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082/2778 Acesso em 30 jan. 2019

ROCHA, J. G. da; RODRIGUES, L. As sagas da intolerância religiosa. In: LIMA, J. ; ROBERTI, Â.; SANTOS, E. (org’s.). Pensando a História: Reflexões sobre as possibilidades de se escrever a História através de perspectivas interdisciplinares. 1ª ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

SILVA, C. da C.; FELIX, I. P. F.; LOPES, J. R. Mike Davis em planeta favela: um diálogo com as narrativas de Marcos Alvito e Christina Vital sobre a religiosidade e constituição espacial nas favelas de Kinshasa e Acari. Revista Acadêmica Magistro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, p. 282-293, 2017.

SIMÕES, A. dos S. M.; SALAROLI, T. P. O retrato da intolerância religiosa no brasil e os meios de combatê-la. UNITAS – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória-ES, v. 5, n.2, 2017.

Web site

https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/idosa-e-agredida-a-pedradas-e-familia-denuncia-intolerancia-religiosa-em-nova-iguacu.ghtml

https://extra.globo.com/casos-de-policia/jovem-vitima-de-intolerancia-religiosa-dentro-de-escola-em-sao-goncalo-21734126.html

https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/direito-digital/intolerancia-religiosa-na-internet-e-seus-impactos-legais-24112017

Downloads

Publicado

2019-10-26