Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Pesquisa Interdisciplinar – RPI (ISSN 2526-3560) é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Representações Sociais na / para Formação de professores (LAGERES) sob o credenciamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Semiárido e Sustentabilidade (PROSEMIÁRIDO) do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras da UFCG.

A RPI está classificada com qualis B3, (ofício CAPES nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES) que propõe “classificação única”, independentemente da quantidade de áreas de avaliação.

De fluxo contínuo a partir de 2019 mantém sua missão de divulgação da produção científica na área INTERDISCIPLINAR. Visa, assim, promover a difusão dos resultados da atividade científica de pesquisadores e universidades, bem como de organização de investigação, com foco na interdisciplinaridade para potencializar o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional.

O objetivo da RPI é disponibilizar elementos conceitual, metodológico e práticas de pesquisa relacionadas às áreas de conhecimento que elaboram seus estudos e pesquisas interdisciplinarmente.

A RPI publica artigos acadêmico-científicos em qualquer língua sobre temas que contribuam para a área interdisciplinar, após passarem por avaliação cega por pares.Devem conter os seguintes elementos/tópicos: Introdução; Fundamentação Teórica; Material e método ou metodologia de estudo; Resultado, Análise e Discussão; Conclusão e Referências.

A política editorial da RPI é a apresentação de uma pluralidade de perspectivas teórico-metodológicas adotadas nos diferentes Colégios (Ciências da Vida, Humanidades e de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar) e das grandes áreas de conhecimento desenhado pela CAPES (https://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao).

 

Políticas de Seção

Artigo Original

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Trabalhos premiados com Menção Honrosa no SIAT&SERPRO 2018

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos pelos autores serão avaliados preliminarmente pelos editores que determinarão a relevância da sua publicação e se a submissão cumpre todos os requisitos formais especificados nas instruções para autores.

Os originais serão depois submetidos à avaliação (sem qualquer identificação de autoria) sendo encaminhados a dois especialistas para análise. Com base no parecer dos avaliadores os editores emitirão um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Em caso de discrepância entre os dois resultados, o texto será enviado um terceiro avaliador, cuja decisão irá definir sua publicação.

Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.

Os textos aprovados poderão ser modificados em função de correções gramaticais e ortográficas, preservando-se o estilo do(s) autor(es).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.