LITERATURA, TEXTO E LIVRO DIDÁTICO: PERCURSOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Aldenice de Sousa ARAÚJO Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Josivaldo Custódio da SILVA Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.54

Resumo

RESUMO: Este artigo é resultado de uma pesquisa envolvendo o livro didático e suas orientações para trabalhar o letramento literário com alunos do 6º ano do ensino fundamental. A aplicação do projeto se desenvolveu com base nos pressupostos teóricos metodológico do Letramento Literário sugeridos por Cosson (2014) assim como nas definições de leitura e literatura trazidas por Martins (1989), Jouve (2012), Barthes (1978) entre outros. Tomando como corpus um poema apresentado pelo livro didático, cujo intuito é a apresentação de uma abordagem para comprovar elementos de variação linguística, aplicamos as etapas do letramento literário – motivação, introdução, leitura e interpretação – no intervalo de dois encontros semanais equivalentes a 4 horas/aula. Ao final das atividades, percebemos que, embora alguns alunos ainda apresentem dificuldades na compreensão leitora, outros demonstraram, dentro de tais circunstâncias, um desempenho satisfatório. Portanto, esperamos que este artigo possa contribuir para o fortalecimento do ensino da literatura a partir dos primeiros anos do ensino fundamental com o objetivo de evitar que os textos literários sirvam apenas de pretexto para análise linguística.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Contextualização. Livro didático.
LITERATURE, TEXT AND TEXTBOOK: PATHWAYS FOR LITERACY

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Trad. e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1978.

BORGATTO, Ana Trinconi, BERTIN, Terezinha e MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Língua Portuguesa. 6º Ano. São Paulo. Ática, 2014.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Senado Federal. Brasília: MEC, 2005.

_____. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: Resolução nº 40. Brasília: MEC, 2011a.

_____. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação 06/2011: Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático/PNLD 2014. Brasília: MEC, 2011b.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Trad. Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina (Orgs.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes e MARQUES, Regina Maria Hubner. Ao pé do texto na sala de aula. In. LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina (Orgs.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988, p. 37-49.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1989.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos