OS ELEMENTOS ULTRARROMÂNTICOS EM SOARES DE PASSOS E EM ÁLVARES DE AZEVEDO

Autores

  • Ana Rosa Gonçalves De Paula GUIMARÃES Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.49

Resumo

 

RESUMO: O presente estudo, por meio da revisão bibliográfica, a qual se utilizará do método dedutivo, objetiva verificar alguns dos elementos ultrarromânticos ou byronianos nos poetas da terceira geração romântica, portuguesa e brasileira, Soares de Passos e Álvares de Azevedo, respectivamente. Para tanto, será feito uma breve descrição do nascimento do Romantismo em Portugal e no Brasil; as principais características das três gerações em ambos os países e, elencaram-se as principais características poéticas de Soares de Passos, tendo como referência O Noivado do Sepulcro e, Álvares de Azevedo, levando ao referencial de Lira dos vinte anos.  Após isso, foram discutidas as principais temáticas byronianas, as quais circunscrevem em ambos os poetas: a morte, a morbidez, o grotesco, a vivência (platônica) amorosa, os elementos noturnos e a existência, as quais refletem com maestria a geração romântica, que padece pelo “mal do século”.

Biografia do Autor

  • Ana Rosa Gonçalves De Paula GUIMARÃES, Universidade Federal de Uberlândia
    1. GUIMARÃES, A. R. G. P.. Amor, dor e gozo: sobre as manifestações culturais da tristeza, da melancolia e da depressão. Leitura Flutuante, v. 8, p. 13-31, 2016.2. GUIMARÃES, A. R. G. P.. O modo de funcionamento mental na sociedade hipermoderna. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, v. 18, p. 115-134, 2016.3. GUIMARÃES, A. R. G. P.. O leitor e a leitura literária subjetiva: processos receptivos, emancipados e performáticos. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 45-58, 2016.4. GUIMARÃES, A. R. G. P.. As melancolias e as depressões: o biopoder, as produções de sentido e de discursos. Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ), v. 38, p. 93-111, 2016.5. GUIMARAES, ANA ROSA GONÇALVES DE PAULA; PRÓCHNO, CAIO CÉSAR SOUZA CAMARGO . O homem romântico: o homem psicanalítico. Via Atlântica (USP), v. 2016, p. 429-446, 2016.6. GUIMARÃES, A. R. G. P.. A poesia em Iracema: gestos de vanguarda e construção de um mito. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIX, p. 50-70, 2015.

Referências

ANDRADE, R. A face noturna do pensamento freudiano: Freud e o Romantismo alemão. Niterói: EduFF, 2000.

AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Editora Martin Claret, 2008.

AZEVEDO, A. Noite na Taverna¬/Macário. São Paulo: Martin Claret, 2008

BYRON, G. G. Uma taça feita de crânio humano. Disponível em: <http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/autores/byron/taca.htm>. Acesso em 10 de out. 2015.

BOSI, A. A ficção. In: História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2004..

CANDIDO, A. Os três alencares In: Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

CANDIDO, A. Caderno de análise literária. 2 ed. São Paulo: Ed. Àtica, 1986.

CANDIDO, A. “Álvares de Azevedo, ou Ariel e Caliban”. In: Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.

CITELLI, A. Romantismo. 3. ed. São Paulo: Àtica, 1993.

HAUSER, A. História social da arte e da literatura. (A. Cabral trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MOISÉS, M. Presença da Literatura Portuguesa: Romantismo-Realismo. Difel Difusão Editorial do livro: Rio de Janeiro – São Paulo: 1978.

NUNES, B. A visão romântica. In: GUINSBURG, J. (Org.). O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.

PASSOS, A. A. S. O noivado do sepulcro. Disponível em: < http://www.citador.pt/poemas/o-noivado-do-sepulcro-soares-de-passos>. Acesso em: 05 de out. de 2015.

RONCARI, L. O romantismo brasileiro, raça, ego, nação: a procura da identidade literária. In: Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2002.

REIS, C. (org.) Literatura Portuguesa e contemporânea. Lisboa Universidade Aberta, s.d.

HUGO, V. Do grotesco e do sublime. (C. Barretini trad. e notas). São Paulo: Perspectiva, 2010

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos