ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE VEROSSIMILHANÇA NO POEMA TEOGONIA DE HESÍODO

Autores

  • Maria Graciele de LIMA Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.473

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de verossimilhança a partir da obra Teogonia, escrita por Hesíodo, em torno do século VIII a. C. O poema épico trata do mito da criação dos deuses e, apesar de seu valor quase exclusivamente religioso para os gregos da época de sua escrita, coloca em evidência o papel do poeta, aquele que inventa verdades com seus recursos de criação literária. Por essa razão, salta aos olhos o fato de os estudos literários ainda não terem se voltado mais profundamente para a leitura do referido poema e nem para as discussões sobre o importante conceito de verossimilhança nele presente. Para tanto, o apoio teórico será buscado em Aristóteles (s/d), bem nos apontamentos de Auerbach (2009) e de Compagnon (2003) a fim de trazer à tona uma reflexão a respeito dessa importante obra literária que atravessou tantos séculos e continua aberta a múltiplos olhares.

PALAVRAS-CHAVE: Verossimilhança. Hesíodo. Teogonia. Épica.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. [Vários tradutores]. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. (Coleção Estudos, v. 2).

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. (Tradução de Antônio Pinto de Carvalho). 16. Ed. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. (Coleção Clássicos de bolso).

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. [Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago]. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. (Tradução de Jaa Torrano). 2. Ed. São Paulo: Iluminuras, 2012.

LAFER, Mary de Camargo Neves. Introdução. In: HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Disponível em: <http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Os-trabalhos-e-os-dias-Hes%C3%ADodo.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013.

VALESKA, Olga. Mimese: poesia e tradição cultural. Disponível em: <http://www.scriptaclassicaonlinebr.gr.eu.org/olga.pdf>. Acesso em 24 ago. 2013.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Religião na Grécia Antiga. [Tradução de Joana Angélica D‟Avila Melo]. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VIEIRA, Trajano. Édipo: entre a razão e o daímon. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/46/07-trajano.pdf>. Acesso em 24 ago. 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos