LITERATURA POPULAR E ENSINO: TRABALHANDO CONTO E RECONTO EM SALA DE AULA

Autores

  • Maria Adriana Leite ALVES Escola de Ensino Fundamental e Médio Alda Férrer Augusto Dutra - EEFMAFAD

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.468

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo se limita a mostrar como aconteceu o contar e o recontar das narrativas levantadas na cidade de Lavras da Mangabeira-CE para análise da variação linguística, especificamente dos processos fonológicos de monotongação e alçamento das vogais médias, nas narrativas populares. Trata-se de um recorte da dissertação fundamentada na Sociolinguística Laboviana ou Quantitativa. Para este artigo, partimos do espaço no qual a pesquisa foi desenvolvida, traçamos o perfil dos contadores e os momentos de interação, até chegar ao ponto máximo que foi a contação das histórias e suas análises.

PALAVRAS-CHAVE: Conto popular. Ensino. Contação.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos