O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ARTICULADO À CULTURA LOCAL: O MILAGRE DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, NO JUAZEIRO DO NORTE-CE, NO ENSINO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Paulo Cesar Ferreira SOARES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gilton Sampaio DE SOUZA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.467

Resumo

RESUMO: Este artigo, cuja temática está associada ao discurso religioso e representa um recorte de dissertação de mestrado (SOARES, 2016), no qual houve ampliação da discussão, direciona o olhar do leitor para o fenômeno ocorrido em 1889, no Juazeiro do Norte - Ceará, conhecido popularmente como o “milagre da hóstia de sangue”, protagonizado pela beata Maria de Araújo. Com foco nos estudos e no ensino da argumentação em discursos de alunos e da sociedade em geral que tematizem a cultura local, propomo-nos analisar teses e valores em crônicas produzidas por alunos do Ensino Médio, como forma de, no ensino de língua materna, compreender melhor a natureza fundante da cultura local e/ou de torná-la mais explícita aos olhos dos nossos alunos, no contexto contemporâneo. Para tanto, valemo-nos teoricamente da proposta da Nova Retórica, propagada por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), como também dos trabalhos realizados por Fiorin (2015), Souza (2003), Plantin (2008), para as questões da argumentação e Marcuschi (2008), entre outros, para o ensino de Língua Portuguesa. Enquanto resultado, esperamos que nosso trabalho possa contribuir com o ensino de língua materna, mais precisamente da crônica, e com a atividade de argumentar.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Argumentação. Ensino de Língua Portuguesa.

Referências

ALVES SENA, Geane Cássia; FIGUEIREDO, Maria Flávia. Um estudo da teoria da argumentação: da retórica aristotélica à teoria dos blocos semânticos. Diálogo das Letras, v. 2, n. 1, p. 4-23, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. Ed. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2011.

BARBOSA, Maria Fernanda Moreira. "A emergência de novos gêneros textuais na era digital." Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU 3.1B (2012).

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMT,1999.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais, 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1995.

DITTRICH, Ivo José. Por uma retórica do discurso: argumentação técnica, emotiva e representacional. ALFA: Revista de Linguística, v. 52, n. 1, 2009.

EL FAHL, Alana de O. Freitas. Notas de Rodapé: Algumas considerações sobre a crônica literária no Brasil e os periódicos do século XIX. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação /XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro - RJ – 4 a 7/9/2015.

FIORIN, José Luiz. Argumentação, São Paulo: Contexto, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GUEDES, Paulo Coimbra, and Jane Mari de SOUZA. "Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português." Ler e escrever: compromisso de todas as áreas (1998).

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão, São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOURA, Sérgio Arruda de. A crônica: Entre o campo literário e o campo jornalístico, Revista Contemporânea, V6. n. 2, UERJ, 2008.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 39-46.

PERELMAN Chaïm. & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3.ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

PLANTIN, Christian. A argumentação, São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBAS, Maria Cristina Cardoso; DOMÁS, Milena Salles Marques; DA SILVA PESSANHA, Ketiley. A crônica em sala de aula: trabalhando com um gênero menor, ENORME, menor. Revista SOLETRAS, n. 18, p. 7-23, 2009.

SOUZA, Gilton Sampaio de. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos, Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) UNESP: Araraquara, 2003.

TEMÓTEO, Jurandy. A beata do Juazeiro: Santa ou sonsa? Revista A província, s/v. n. 09, 1985.

TEMÓTEO, Jurandy. A Xilogravura de Walderêdo Gonçalves no contexto da cultura popular do Cariri, João Pessoa, A província edições, 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos