PROPOSTA DE LEITURA APLICADA COM ÊNFASE EM DESCRITORES DA PROVA BRASIL

Autores

  • Diana Maria Schenatto BERTIN Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i2.465

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo identificar a compreensão leitora assimilada por alunos do 6º ano, no que se refere a descritores avaliados na Prova Brasil, mais especificamente, o D9, o qual avalia a capacidade de reconhecer o gênero discursivo e sua finalidade, e o D15 que identifica a capacidade de identificar as diferentes formas de abordagem da informação em textos variados que remetem a um mesmo tema. Nossa proposta segue a concepção de leitura e de avaliação em leitura definida por Menegassi (2010), Menegassi e Fuza (2010). Nessa perspectiva, empreendemos a análise de atividades aplicadas por meio de perguntas. Trata-se, de resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, que se inscreve na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2008), de base qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO-2008). Os resultados das análises mostram que os sujeitos/alunos reconhecem o conteúdo dos descritores aqui avaliados de maneira satisfatória e conseguem estabelecer relações a partir da leitura de textos.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Prova Brasil. Avaliação. Descritores.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de Etnografia da prática escolar. 17. ed. Campinas, SP: Papiros, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. PDE: Plano de desenvolvimento da Educação, Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011.

BALADELI, Ana Paula Domingos: CARVALHO, Izabela de. Apontamentos sobre o descritor 15 da Prova Brasil: Diferentes textos, mesmo tema. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição et al. (Org.).Descritores da Prova Brasil (5º ano):Estudos e proposições didáticas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2014. p.145-160.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CASTELA, Greice da Silva; OLIVEIRA, Ilda da Fátima de Lourdes. Identificação do gênero, do tema e da finalidade do texto em uma leitura global. In:COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição et al. (Org.).Descritores da Prova Brasil (5º ano):Estudos e proposições didáticas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2014. p.91-110.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Apresentando e contextualizando a proposta. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição et al. (Org.). Descritores da Prova Brasil (5º ano): Estudos e proposições didáticas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2014. p. 7-17

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Práticas Sociais de Linguagem: Reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

______. (Org.). Atividades de Leitura e de Analise Linguística: 5º ano Cascavel-PR: ASSOESTE, 2015. Caderno Pedagógico 01.

ESTEVES, Leliane Regina Ortega; FELIZARDO, Silvia. Leitura e análise lingüística de um texto do Gênero “reportagem cientifica”. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. (Org.). Atividades de Leitura e de Análise Linguística: 5º ano Cascavel-PR: ASSOESTE, 2015. Caderno Pedagógico 01.p.19-26

FUZA, Angela Francine; MENEGASSI, Renilson José. Características e exemplos de responsividade na Prova Brasil. Revista Pitágoras, vol. 02, nº 02. 2011.

HOPPE, Márcia Cristina. Concepções de leitura e a Prova Brasil. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da C.; ROSA, Douglas Corrêa da (Orgs.). A Pesquisa na Educação Básica: Um Olhar para a leitura, a escrita e os gêneros discursivos na sala de aula. Campinas, SP: Pontes Editoriais, 2015. p. 67- 96.

MENEGASSI, Renilson José. Leitura e Ensino. 2.ed. Maringá: Universidade Estadual do Paraná UEN, 2010.

MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Angela Francine. O Conceito de Leitura nos Documentos Oficiais. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 13/2, p. 315-336, dez. 2010.

TAVARES- ZUKOWSKI, Cristina. Teoria da resposta ao Item: Uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, p. 54-76, Jan./abr.2013.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos