HIP HOP - SUJEITO E(M) MOVIMENTO: UM PERCURSO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Raphael de Morais TRAJANO Faculdades Souza Marques

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.41

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos discutidos em minha tese de doutorado em Estudos de Linguagem, recém defendida na Universidade Federal Fluminense. O trabalho se articula à temática do simpósio Sujeitos: entre o espaço urbano, o digital e as narrativas desorganizadoras, tendo em vista a análise de discursos produzidos por sujeitos que se significam estabelecendo relações com outros sujeitos em um espaço digital constitutivamente urbano. Filiado ao aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso (PÊCHEUX (1969); ORLANDI, 1984), analiso o funcionamento das determinações históricas que constituem discursos do e sobre o movimento hip hop, adotando como material de análise o videoclipe Causa e efeito (BILL, 2011).

Biografia do Autor

  • Raphael de Morais TRAJANO, Faculdades Souza Marques
    Professor Assistente I de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, onde leciona Linguística e Língua Portuguesa. Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ(2010). É especialista em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade do Grande Rio (2008). Bacharel em Letras-Português/Literaturas e licenciado em Letras-Português/Literaturas pela mesma instituição (2006). Membro do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), onde se desenvolvem pesquisas sobre o sujeito contemporâneo, abrigando pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras, além de manter parceria com outros laboratórios em âmbito nacional e internacional. Desde 2013 participa, vinculado ao LAS, de projetos coletivos para a criação da Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e Áreas Afins, sob a coordenação de Bethania Sampaio Correa Mariani. Atua como professor de Incentivo à Leitura e Produção de Textos, Língua Portuguesa e Literatura das redes municipal (Nova Iguaçu) e estadual (RJ). Possui formação técnica em Comunicação-Publicidade (Flama-2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, desenvolvendo pesquisas sobre sujeito, sentidos, política e político nas cidades brasileiras.

Referências

BILL, MV. Causa e efeito, 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8mEb55pqoYA>. Consulta em 16 de janeiro de 2016.

DIAS, Cristiane. E-urbano: a forma material do eletrônico no urbano. E-urbano: Sentidos do espaço urbano/digital, Campinas: Labeurb, 2011, disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/LaboratóriodeEstudosUrbanosLABEURB/Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade – NUDECRI, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Consulta em 16 de janeiro de 2016.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III – estética: Literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006[1963].

GRAMSCI, Antonio. Os indiferentes. In: Convite à Leitura de Gramsci. Tradução de Pedro Celso Uchôa Cavalcanti. Transcrição de: Alexandre Linares para o Marxists Internet Archive. 2012[1917]. Disponível em: http://pcb.org.br/fdr/index.php?option=com_content&view=article&id=331:os-indiferentes-por-antonio-gramsci&catid=2:artigos. Consulta em 16 de janeiro de 2016.

GRIGOLETTO, Evandra. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. Anais do II SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/sead2.html. Consulta em 16 de janeiro de 2016.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992 [1969-1970].

LAGAZZI, Suzy. Linha de passe: a materialidade significante em análise, Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, n. 16, Volume 2, 2010. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/rua/. Consulta em 16 de janeiro de 2016.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1984.

______. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69) – parte I e II. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 1993[1969]. p.61-145. (Coleção Repertórios).

______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2009[1975].

______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandi. 6. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012[1983].

______. Reflexões sobre a situação teórica das ciências sociais e, especialmente, da psicologia social. In: Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Orlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012[1966], p. 21-54. Publicado sob pseudônimo de HERBERT, Thomas.

ZOPPI-FONTANA, Mônica. Modernização e discursos democráticos: porta-vozes esclarecidos nos tempos da transição. Tese (Doutorado em Linguística) Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa