O DIÁRIO NA SALA DE AULA: ARTICULANDO ANÁLISE LINGUÍSTICA, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v1i2.40

Resumo

Ratificando as pesquisas que tomam o texto como unidade de ensino, o objetivo deste trabalho foi promover o reconhecimento das especificidades do gênero diário íntimo, com alunos do 7º ano do ensino fundamental, visando associar as categorias de gênero, texto e gramática, de maneira a efetivar modos de execução de análise linguística (AL). A finalidade é apresentar práticas pedagógicas que contribuam para a ressignificação da prática escolar, no que concerne ao ensino de leitura e escrita de gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, traçada pela pesquisa-ação, que discute o ensino da gramática (logo, as práticas de análise linguística), focalizando-o na produção escrita dos alunos e nas atividades de leitura textual. O texto produzido pelo aluno constitui-se o elemento norteador das ações desencadeadas no processo investigativo, visto ser a unidade de ensino elementar para o trabalho com a escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Gramática. Gêneros do discurso. Análise linguística. Ensino.

Biografia do Autor

  • Andreza Silva de Oliveira PULLIG BASTOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ/FFP
    PROFLETRAS

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos / Pesquisas em Andamento