CONSTRUÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO NO BRASIL

Autores

  • Francisca Damiana Formiga PEREIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Fátima Maria Elias RAMOS Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.197

Resumo

O objetivo do artigo é difundir estudos sistemáticos que tocam a questão da história do conhecimento linguístico e da história da língua, articuladamente. Esses estudos objetivam conhecer a língua e o saber que se constrói sobre ela, ao mesmo tempo em que pensam a formação linguística da sociedade brasileira. Visam também fornecer uma breve reflexão sobre como se deu a construção do saber linguístico no Brasil, destacando-se, principalmente, as contribuições relevantes de Câmara Jr. para a formação desse espaço de produção. Os pressupostos teóricos provêm das leituras efetuadas em Auroux (1992); Orlandi (2001, 2002); Orlandi e Guimarães (2002) acerca das ideias linguísticas em nosso país. O resultado dessas leituras aponta, de forma crítica, que falar de Linguística é falar de um saber sobre como a Língua Portuguesa foi legitimada e institucionalizada no Brasil, ou seja, de que modo aconteceu a constituição da nossa língua nacional. Desse modo, o processo de gramatização, surgido a princípio como meio de organização por iniciativa do estado ou para alienação e catequização dos índios, foi com o tempo se tornando um saber organizado, uma questão que envolvia a formação da identidade linguística de um povo por meio de um conhecimento sistematizado.

PALAVRAS-CHAVE: Saber linguístico. História da língua. Gramatização brasileira. Identidade linguística.

Referências

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos