LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Maria Suellen Juca da SILVA Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.192

Resumo

As discussões aqui propostas surgem a partir da observação de como as habilidades de ler e escrever vêm sendo negligenciadas nas salas de aula, principalmente no Ensino Fundamental, pois, nesse nível de ensino, muitas vezes, as práticas de leitura e escrita são basicamente as dispostas no livro didático. Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do Livro Didático e suas orientações para o trabalho de leitura e escrita com os gêneros textuais. Diante disso, para a realização deste artigo, baseamo-nos no aporte teórico de Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Geraldi (2010), Koch (2006), Bakhtin (2011), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Além disso, analisamos um livro didático por meio de ficha com perguntas que contemplam o efetivo trabalho com gêneros textuais para a prática da leitura e escrita de forma crítica e reflexiva, explorando suas especificidades e proporcionando leituras que vão além da superficialidade do texto.  Da análise, concluimos que a presença dos gêneros textuais nos livros didáticos é um aspecto positivo para a prática da leitura, compreensão e escrita na escola, contemplando a concepçao sociointecionista de língua e linguagem, entretanto, as perguntas de compreensão e a seleção dos gêneros ainda precisam de atenção para melhorar a prática das aulas de Língua Portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Gêneros textuais.

Biografia do Autor

  • Maria Suellen Juca da SILVA, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2010);

    Especialista em Língua Portuguesa e as Literaturas de Língua Portuguesa Brasileira e Africana - URCA (2011);

    Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS -UFCG (2016)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Língua Portuguesa Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação e dos Desportos, 1998.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES Thereza Cochar. Português Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2012.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 103-112.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006.

HANKS, Willian F. Texto e textualidade. In: BENTES, A. C.; REZENDE, Renato C.; MACHADO, Marco A.R. (org.). Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bordieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008, p. 118-168.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos