COMPETÊNCIA LEITORA: VIVENCIANDO ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Shirley Monteiro Campos NUNES Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Nunes Trindade, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Romano da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.169

Resumo

Este artigo objetiva analisar o nível de competência leitora dos alunos do 8o ano A e B, regular, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Nunes Trindade, a partir da vivência de estratégias leitoras. Para esse fim, discutimos suas experiências de leitura; selecionamos textos e propusemos atividades de leitura, considerando o emprego de procedimentos estratégicos; identificamos as estratégias empregadas antes, durante e depois das leituras, descrevendo, assim, os níveis de competência leitora. Optamos pela pesquisa qualitativa, quantitativa e participativa. As experiências de leitura, pautadas na concepção interacionista, fundamentaram-se, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2013); de Solé (1998); de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2013) e nos PCN’s. A análise dos dados considerou o que revelaram as atividades de leitura e compreensão textual propostas e a quantificação dos dados obtidos. Identificamos, assim, um nível de competência leitora Muito bom para a turma do 8º Ano A e Bom para a do 8º B.

Palavras-Chave: Leitura. Competência Leitora. Estratégias de Leitura. 

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos