UNIDADE DIDÁTICA PARA A AULA DE ESPANHOL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Antonio Ferreira da Silva JÚNIOR

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1432

Resumo

Este artigo é uma reflexão teórica e prática sobre meu trabalho como docente de língua espanhola em um colégio federal universitário, localizado no Rio de Janeiro, no qual discorro sobre minha compreensão a respeito do conceito de material didático, como nomeá-lo e as etapas que envolvem o planejamento didático. A discussão centra-se em diferenciar o conceito de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e unidade didática (MATOS, 2014), nomenclaturas mais vigentes na área de ensino de línguas estrangeiras nos últimos anos, para justificar teoricamente o material elaborado para minhas atividades docentes na Educação Básica. Por acreditar no potencial reflexivo da unidade didática, defendo o emprego dessa concepção como norteadora do planejamento pedagógico do trabalho docente. Como forma de exemplificar o conceito de unidade didática, fiz a opção de compartilhar uma experiência didática, elaborada no período vigente, a respeito da pandemia de Coronavírus (Covid-19), para ser aplicada remotamente por meio de um blog com fins educacionais, criado pela escola como forma de potencializar reflexões entre professores, estudantes e famílias. A unidade foi organizada com ênfase no gênero canção e abordou o trabalho social e coletivo de artistas hispano-falantes desde suas próprias casas. Após refletir sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, espero contribuir para que outros docentes possam compreender melhor os desafios de sua prática no tocante à elaboração de materiais didáticos e motivar a produção de novas unidades didáticas sobre diversos temas, inclusive, problemáticas decorrentes da pandemia atual.

PALAVRAS-CHAVE: Material didático. Sequência didática. Unidade didática. Espanhol. Covid-19.

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Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos Científicos