PRÁTICAS DE ESCRITA EM UM PROJETO DE LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Maria José de ANDRADE
  • Laurênia Souto SALES

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1430

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar alguns resultados de um projeto de letramento desenvolvido, por ocasião do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), junto a uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, acerca dos problemas sociais que afligiam a comunidade na qual a escola estava inserida.  Como aporte teórico, partiu-se dos estudos de Tinoco (2013, 2008), Kleiman (1995), dentre outros autores que entendem que trabalhar com projetos de letramento viabiliza a atribuição de novos sentidos às práticas de leitura e de escrita. A metodologia adotada configura o estudo como uma pesquisa-ação, constituída de etapas de um projeto de letramento realizado a partir de rodas de conversa, aula de campo, palestra e produções textuais dos gêneros carta aberta e folder. Os resultados da análise apontam que as ações desenvolvidas no projeto de letramento foram essenciais para que os discentes apresentassem posicionamentos críticos acerca do principal problema social apontado por eles: o acúmulo de lixo nas ruas da comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto de Letramento. Carta Aberta. Folder.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2ª versão. Brasília, DF, 2018.

BRITO, L. M. S. de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mamanguape – PB.

HOUAISS, A; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KARWOSKI, A. M. Estratégia de leitura de fôlderes. In: Estudos Linguísticos XXXIV, p. 698-701, 2005. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs. Acesso em: 18 ago. 2019.

KLEIMAN, A. B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva. Florianópolis, v. 28 n. 2, 375-400, jul./dez. 2010.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de línguas maternas. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007.

KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B. et al. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

LEITE, A. M. de C. Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte – MG.

LOTSCH, V. de O. Alfabetização e letramento I [recurso eletrônico] – São Paulo: Cengage, 2016.

MARTINS, C. M. da R. Carta Aberta: uma proposta de produção textual para o Ensino Médio. In: Ataíde, C. A. et al. Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Anais eletrônicos do VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino / Cleber Alves de Ataíde; Valéria Severina Gomes; Sherry Morgana de Almeida; André Pedro da Silva [org.]. Pipa Comunicação, 2015. Disponível em:

http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/view/60/63 -

Acesso em: 25 jun. 2019.

OLIVEIRA, M. do S.; SANTOS, I. B. de A. Políticas públicas na educação de jovens e adultos: projetos de letramento, participação e mudança social. EJA em debate. Florianópolis, v. 1, n. 1, nov. 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TINOCO, G. A. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP - Campinas, SP.

TINOCO, G. A. Usos sociais da escrita + projetos de letramento = ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. In: GONÇALVES, A. V; BAZARIM, M. (org.). Interação, Gêneros e Letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos. Pontes Editores, p. 149-167, 2013.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos Científicos