O PRONOME RELATIVO E O LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES METALINGUÍSTICAS E EPILINGUÍSTICAS

Autores

  • Mariza Ledjane Alves dos SANTOS
  • Natália Coêlho BAGAGIM
  • Maria Vanice Lacerda de Melo BARBOSA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1334

Resumo

As discussões acerca do ensino da gramática ganharam destaque a partir dos anos 80. Este trabalho se justifica por versar sobre o pronome relativo no livro didático, haja vista este instrumento pedagógico ser de uso recorrente nos solos de sala de aula, traduzindo-se num recurso de forte influência na ação docente. Objetivamos, assim, analisar a abordagem dessa categoria gramatical, com o propósito de contribuir com tais discussões. [...] Constatamos, ainda que a categoria gramatical pronome relativo foi compreendida como elemento que se associa ao substantivo e dele é um referenciador, o que contribui para a composição de um texto coeso. Da investigação do livro didático, objeto desta pesquisa, foi possível concluir que, embora o livro adote alguns gêneros como, poema, anúncio e tirinha, nos exercícios, os textos são utilizados apenas como pretexto para a cobrança dos aspectos gramaticais, configurando uma abordagem dos pronomes relativos de forma meramente conceitual, o que comprova a hipótese levantada nesta pesquisa de que o tratamento ao pronome relativo se realiza sob uma concepção metalinguística.

PALAVRAS-CHAVE: Reflexões linguísticas. Livro didático. Pronome relativo. Metalinguagem. Epilinguagem.

Referências

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos