O TRABALHO COM RETEXTUALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Welllington Gomes de SOUZA
  • Hérica Paiva PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1331

Resumo

A abordagem realizada, neste artigo, é pautada na reflexão sobre a importância de práticas pedagógicas de linguagem que tenham o texto como unidade de ensino. Nesse sentido, entende-se que é possível contemplar essa ideia, mediante o desenvolvimento de atividades que possibilitem o uso das tecnologias da informação e da comunicação – TIC – no ambiente escolar. Isso possibilita uma visão mais ampla sobre a matéria-prima texto, algo que pode ser concebido também com a retextualização. Dessa forma, o objetivo é apresentar uma atividade para o desenvolvimento da capacidade dos alunos lidarem com textos, em uma perspectiva de protagonismo estudantil. Nesse contexto, pretende-se suscitar possibilidades de trabalho, com base nas ideias de Rojo (2012) sobre multiletramentos e na explanação de Marcuschi (2001) sobre atividades de retextualização. Além disso, é possível discutir estratégias de produção textual, norteadas pelo projeto do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD, postulado por Bronckart (2006). [...] Por isso, conclui-se que atividades na perspectiva dos multiletramentos são bastante relevantes para o desenvolvimento do trabalho com textos na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Contos. Curtas. Retextualização. Multiletramentos. Ensino.

Referências

BALTAR et al. Circuito de gêneros: atividades significativas de linguagem para desenvolvimento da competência sociodiscursiva. In: Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 375-387, set/dez. 2006.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio (org.). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Angela Paiva. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e Retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 3., 2003, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

ROJO, Roxane Helena R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

TANZI NETO et al. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. Roxane Rojo (org.). São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos