FERNANDO PESSOA: A HQ NOTAS SOBRE O DESAFIO DE LEVAR POESIA AOS QUADRINHOS

Autores

  • Bruno Ricardo de Souto LEITE Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.123

Resumo

Fernando Pessoa, como se sabe, de tão grande não coube num só. O presente artigo se debruça sobre a adaptação da obra do maior poeta português desde Camões, Fernando Pessoa e outros pessoas (GUAZZELLI; FAZZOLARI, 2011), tendo como foco essa forma tão original como ele edificou seu projeto literário: a concepção de heterônimos. A escolha se deve ao fato de essa adaptação ter elegido obras de Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares – tendo deixado de fora Fernando Pessoa ele mesmo. Em seguida, passamos a comentar questões específicas do Fernando Pessoa e outros pessoas, onde defendemos que essa empreitada - por se atrever a “brincar” com os textos fontes, ampliando-os, em vez de se resignar a transpô-los de forma “fiel” a outra linguagem - se trata de uma “repetição sem replicação”. (HUTCHEON, 2013).

PALAVRAS-CHAVES: Fernando Pessoa. Heterônimos. Poesia. Quadrinhos. Adaptação.

Biografia do Autor

  • Bruno Ricardo de Souto LEITE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestre em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba e servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

GUAZZELLI. Fernando pessoa e outros pessoas. / Guazzelli. Roteiro: Davi Fazzolari. São Paulo: Saraiva, 2011.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. 2. Ed.

JOAQUIM, Silvia C. de Almeida. Literatura em HQ: um caminho para a formação de leitores. 9ª arte, São Paulo, vol. 2, nº 1, p. 111-113, 1º semestre 2013.

LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Estampa, 1978.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2006.

MONTAURY, Alexandre. Bernardo Soares e Álvaro de Campos: transeuntes de Lisboa. Revista Semear, Rio de janeiro, nº 6, 2002. Disponível em http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/6Sem_25.html. Acesso em 04 Ago. 2016.

PIROTA, Patrícia. Palimpsestos machadianos: adaptações para os quadrinhos da obra O Alienista. In Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro; FIGUEIRA, Diego (Org.). São Paulo: Criativo, 2014. P. 85-110.

SÁ, Joane Lêoncio de. Sobre a adaptação dos clássicos literários para os quadrinhos: uma análise do “caso” Policarpo Quaresma. 2013. 149p. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em http://www.repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11475. Acesso em 05 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos