A AVALIAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: UM OLHAR DIALÓGICO

Autores

  • Guilherme BRAMBILA Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v3i1.1014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal fomentar discussões nos estudos linguísticos que se endereçam à avaliação de texto no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De maneira específica, busca-se lançar um estudo crítico acerca das delimitações pouco nítidas sobre a argumentação pela banca avaliadora do exame de textos que obtiveram nota 1000, utilizando-se da edição de 2014 como um exemplo. Tal estudo, que traz constatações oriundas de pesquisa de mestrado sobre o tema, parte das perspectivas de argumentação de Aristóteles (2005) e Perelman (1993;1996), além de estabelecer um contraponto de tais postulados com o dialogismo bakhtiniano. O trabalho é guiado por uma metodologia qualitativa de paradigma indiciário (GINZBURG, 1986) para realizar tal investigação.
Palavras-chave: Argumentação. Produção de textos. Enem.

Referências

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Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos Científicos