Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Linguagens & Letramentos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos encaminhados à Revista Linguagens & Letramentos (L&L) devem apresentar conteúdo original (não tenha sido publicado nem em livros e nem em periódicos) e texto normalizado conforme Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como segue:

 

1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2014.

______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2014.

______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2015.

Os originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema OJS após o cadastro do usuário como AUTOR.

Os dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS. Para qualquer uma das seções da revista, os autores devem apresentar resumo e título em português e noutra língua (inglês, francês ou espanhol), acompanhados das respectivas palavras-chave (3 a 5 palavras).

Os artigos deverão ser submetidos em DOC, RTF e OpenOffice.

 

Especificações da digitação:

Fonte Time New Roman tamanho 12 (nas citações usar 11)

Página tamanho A4 (21cm X 29,7cm)

Espaço duplo (espaço simples nas citações)

Margem superior e lateral esquerda de 3 cm

Margem inferior e lateral direita de 2, 5 cm

Páginas não numeradas: mínima, 10; máxima, 25.

Recuo indicador de parágrafo de 1,25 cm

 

2 ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DO RESUMO

1) Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O RESUMO e o TÍTULO devem vir em português e em uma língua estrangeira, preferencialmente inglesa, francesa ou espanhola.

2) Coloque o título do resumo em negrito e em CAIXA ALTA. Logo abaixo, deixe o espaço para colocar seu nome completo (com sobrenome em caixa alta), a Instituição a que pertence abaixo do seu nome e o e-mail abaixo do nome da instituição. Pode incluir outras informações em nota de rodapé, se preferir.

3) O resumo deve ter no máximo 2.800 caracteres (contados os espaços).

4) Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos. Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

 

3 DEMAIS ORIENTAÇÕES

1 Notas de seções

Os Relatos de pesquisa, Comunicações de Trabalho/Pesquisa em andamento devem seguir as mesmas exigências para o Artigo científico (estrutura e extensão).

As entrevistas seguem a estrutura que tradicionalmente as caracteriza e devem manter-se num limite entre 3 e 25 páginas.

As Resenhas devem ser de obras publicadas nos dois últimos anos e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, constando também o número de páginas. Todo o texto deve estar numa extensão entre 3 e 5 páginas.

Na seção “Ensaio” dispensam-se os resumos (embora possam constar), mantendo-se as demais exigências que não estão nas exceções (entrevista e resenhas).

2 Os autores NÃO devem ser identificados no texto.

As NOTAS DE RODAPÉ OU NOTAS NO FINAL DO TEXTO DEVEM SER EVITADAS. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.

 3 Normas de homogeneidade:

- Palavras estrangeiras - só itálico sem aspas;

- Palavras brasileiras usadas em sentido figurado - itálico com aspas;

- Números ordinais até nove - só por extenso; números ordinais de 10 em diante - só o algarismo;

- Abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla;

- Uso de letras maiúsculas ou minúsculas - uniformizar, pelo menos, a cada artigo;

- Uso de grifo - não se grifa espaços;

- Apresentação de citações literais – a citação curta deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, fonte normal, no modelo (AUTOR, data, p...) e a citação longa deve iniciar com recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte normal tamanho 11; sem aspas;

- Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;

- Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;

- A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema AUTOR, data.

 

4 INFORMAÇÕES RELEVANTES

O Conselho Editorial reserva-se no direito de recusar os trabalhos que não seguem rigorosamente as diretrizes explicitadas neste espaço.

Os critérios para aceitação dos trabalhos pelo Conselho Consultivo são essencialmente: relevância científica, originalidade e clareza discursiva.

A partir da terceira edição, os Editores comunicarão ao autor se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com restrições para que sejam feitas as alterações ou recusados.

ATENÇÃO: antes de enviar o trabalho, sugerimos que os autores façam uma REVISÃO GRAMATICAL, ORTOGRÁFICA, DE DIGITAÇÃO, DE FORMATAÇÃO E DE NORMALIZAÇÃO, DE CONTEÚDOS E DADOS DA PESQUISA. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e das seções e segui-las rigorosamente.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". Caso aceite originais publicados anteriormente em outros periódicos, nacionais e estrangeiros, ou em anais de congressos, seminários, simpósios e similares, é imprescindível a autorização, por escrito, da entidade organizadora ou editora. Em todos os casos, deve ser feita menção, de maneira precisa, da divulgação anterior.

  2. As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  4. Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, três referees, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. O Editor pode recorrer a referees ad hoc, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de avaliação cega.
  5. Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.
  6. Os originais devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês.
  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  8. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
 

Declaração de Direito Autoral

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.