EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO EDUCATIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAISG

Autores

  • Alexandre Peixoto Faria Nogueira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i5.526

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação, Territorialidade

Resumo

Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de investigação que procurou analisar a dimensão educativa dos movimentos sociais, a partir da materialidade escolar, no processo de conquista e reprodução dos territórios do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tratamos de dois sujeitos históricos do campo latino-americanos, o camponês, militantes do MST e o indígena, a base social do EZLN. Para se entender essa dinâmica, recorremos a alguns elementos teórico-conceituais que, de acordo com nossa opção de método analítico, nos fazem compreender toda processualidade histórica da luta e resistência dos movimentos sociais na América Latina. Ao estudar a importância da dimensão educativa e, em especial, a escola na luta e fortalecimento dos territórios ‘conquistados’ pelos movimentos sociais em questão, temos a necessidade de entender quais são esses sujeitos que constroem territórios a partir dos conflitos sociais. Ao analisar o processo da educação percebe-se que ela só pode ser feita por meio da noção de totalidade. O indivíduo se apresenta como um todo onde vários fatores interagem. Além do indivíduo com tal, há ainda a totalidade formada por ele com seu meio.

Referências

ARROYO, M.; FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 1999.

BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Os movimentos sociais e as lutas por educação. In: CALADO, Alder (org.) Movimentos Sociais, Estado e Educação no Nordeste. João Pessoa, Idéia, 1996.

CALDART, Roseli Salete. O Currículo das Escolas do MST. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. — Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

COMPIANI M., Carneiro C.D.R. 1993. Os papéis didáticos das excursões geológicas. Rev. de la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 1(2): 90-98. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/88098/140821>. Acesso em: 21 de jun. de 2012.

FABRINI, João E. Campesinato e agronegócio na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA: novembro de 2012.

FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: Formação e Territorialização. São Paulo: Hucitec, 1996.

IAMAMOTO, Marilda V. e CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico/metodológica. São Paulo, Cortez/CELATS, 10º edição, 1995.

IBARRA GARCÍA, Maria Verônica. Espacio: elemento central en los movimientos sociales por megaproyetos. Revista Desacatos, nº 39, mayo-agosto 2012.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Editora da UFMG, 2008.

MARCOS, Subcomandante Insurgente. Oximoron! (La Derecha Intelectual y El Fascismo Liberal). In Ya Basta. Documentos, 2003.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 27 – 46

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de; MARQUES, Marta Inez Medeiros (Orgs.). O campo no século XXI: Território de Vida, de Luta e de Construção da Justiça Social. São Paulo: Editora Casa Amarela e Editora Paz e Terra, 2004.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo: Editora Ática, 1990

ORSO, Paulino José, GONÇALVES, Sebastião e MATOS, Valci (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão popular, 2008.

PORTO-GONÇALVES, D. W. A geograficidade social: Uma contribuição para o debate metodológico para os estudos de conflitos e movimentos sociais na América Latina. Revista Eletrônica da Associações dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas – MS, v. 1, n. 3, ano 3, maio, 2006.

SAQUET, M. A. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In; RIBAS, A. D.; SPOSITO E. S.; SAQUET, M. A. (orgs.) Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004.

TRAMONTANI RAMOS, Tatiana. A geografia dos conflictos sociais da América Latina e Caribe. Informe final del concurso: Movimientos sociales y nuevos conflictos en América Latina y El Caribe. Programa Regional de Becas CLACSO 2003.

TRASPADINI, Roberta. A Teoria da (Inter)dependência de Fernando Henrique Cardoso. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

WERNECK, V. R. Ideologia na educação: um estudo sobre a interferência da ideologia no processo educativo. Petrópolis: Vozes, 1982

ZART, Laudemir Luiz, GITAHY, Leda. Articulação do trabalho e da educação do campo: uma leitura sócio-histórica da construção de dois projetos distintos. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 19, n. 34, p. 121-130, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO EDUCATIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAISG. (2019). Revista GeoSertões, 3(5), 52-72. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i5.526