A IMPORTÂNCIA DA ÁREA CENTRAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO E ANÁLISE DA CIDADE: EM DISCUSSÃO O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL

Autores

  • João Manoel de Vasconcelos Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.31

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Área central, segregação, espaço, comércio e serviços

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a discussão da Área Central na perspectiva de analisá-la como um instrumento teórico-metodológico relevante na construção de reflexões, olhares e leituras sobre a cidade. Nesse sentido, o estudo do processo de segregação socioespacial tomou uma direção referenciada pela presença de atividades comerciais e de serviços, bem como seus usos e localizações distintas atendendo em primeiro plano a uma camada social privilegiada. Mostrou-se que a elite dominante na cidade cria seus próprios centros de negócios e serviços, institui o direcionamento das políticas públicas urbanas, conduzindo assim, de maneira a lhe interessar, o processo de produção e de reprodução do espaço urbano. Buscou-se com isto trazer à tona uma discussão sobre a cidade projetada nos diferentes níveis sociais na perspectiva do exercício de poder que a classe dominante mantém e que se expressa, principalmente, na sua capacidade de consumo, de domínio e de articulação que constrói com o espaço urbano e por seu turno com a cidade.

Biografia do Autor

  • João Manoel de Vasconcelos Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor Adjunto do Departamento de Geografia/CERES/CAICÓ/ UFRN

Referências

ALVES, Lidiane Aparecida. e RIBEIRO FILHO, Vitor. A (re)estruturação do espaço urbano de Uberlândia – MG: uma análise a partir dos processos de centralização e descentralização. In: Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v.1, n.1, p.170-184, jan. 2009.

BEZERRA. Josineide da Silva. e ARAÚJO, Luciana Medeiros de. Reestruturação e Centralidade: Breves notas sobre a cidade de João Pessoa. In: Revista Urbana, ano 2, nº 2, 2007.CIEC/UNICAMP.

CORRÊA, Roberto Lobato. Área Central – mudanças e permanências: uma retrospectiva. In: Anais – IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Cidades: Territorialidade, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus-AM, 18 a 21 de outubro de 2005. (Disponível em CD-ROM)

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 3ª edição. São Paulo: Ática, 1999.

______. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Tradução: Sérgio Martins. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. 5ª edição. São Paulo: Contexto, 1994.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008

SPOSITO, Maria E. Beltrão. O centro e as formas de expressão da centralidade urbana. In: Revista de Geografia, São Paulo, vl10, p. 1-18. 1991.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2ª edição São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

VASCONCELOS FILHO, J. M. de. A produção e reprodução do espaço urbano no litoral norte de João Pessoa: a atuação dos agentes imobiliários. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. 2003 (Dissertação de Mestrado em Geografia).

Downloads

Publicado

2016-06-30