EXAMINANDO QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO E DA PRÁTICA DOCENTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO EMPÍRICO REALIZADO EM JUAZEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Maria Soares Cunha Departamento de Geociências - URCA
  • Tiago Eurico Sousa Dias Lisboa Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Rafael França da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.29

Palavras-chave:

livro didático,

Resumo

O livro didático é um material curricular ligado intimamente à seleção e veiculação de informações, como também um instrumento de (re) produção de saberes. É o principal - ou até o único – instrumento utilizado em sala para atividades de leitura, organização de aula, de exercícios, avaliações, entre outros componentes da rotina escolar. Por outro lado, para as editoras, que rivalizam o controle e seleção do seu “produto”, o livro é uma mercadoria. Procurando colaborar no campo de pesquisa que elege o livro didático como alvo de problematização, o presente trabalho pretende apresentar contribuições de pesquisadores sobre esse recurso didático e explorar aspectos de obras escolares adotadas em escolas da rede pública de Ensino Médio da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa empírica foi desenvolvida em duas escolas: Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel (Polivalente) e Escola Estadual Governador Adauto Bezerra. Foram entrevistados professores dessas instituições visando realizar diagnóstico da Geografia escolar do Ensino Médio e verificar a percepção dos docentes sobre os temas urbanos conforme aparecem em livros adotados. Na pesquisa, problematiza-se: o livro didático constitui um aliado e elemento norteador de temas e recursos metodológicos para o estudo das cidades ou colabora para afastar das aulas a discussão da cidadania dos alunos no próprio lugar de vivência? Que fontes de informação são conhecidas e exploradas para trabalhar e estudar cidades e o urbano nas aulas de Geografia? Foi trabalhada a coleção “Território e Sociedade” para o 1º, 2º, e 3º anos do Ensino Médio, da Editora Saraiva. Um parâmetro importante foi a ficha de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Verificamos a necessidade de maior interligação dos assuntos nas obras estudadas. Os temas aparecem de forma fragmentada, em diferentes unidades e capítulos. A abordagem do urbano - e de outros conteúdos – deve  associar-se a atividades de pesquisa e gerar discussão sobre o contexto social vivido por docentes e estudantes. A aproximação dos docentes ao mundo acadêmico deverá ser mais instigada, de maneira a contribuir com a avaliação e uso crítico do livro didático.

Biografia do Autor

  • Maria Soares Cunha, Departamento de Geociências - URCA
    Departamento de Geociências. URCA. Métodos de pesquisa e ensino.
  • Tiago Eurico Sousa Dias Lisboa, Universidade Regional do Cariri - URCA
    Licenciado do Curso de Geografia da URCA
  • Rafael França da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

EXAMINANDO QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO E DA PRÁTICA DOCENTE NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO EMPÍRICO REALIZADO EM JUAZEIRO DO NORTE/CE. (2016). Revista GeoSertões, 1(1), 90-100. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i1.29