O LIVRO DIDÁTICO E AS REDES SOCIAIS: ENTRE DISCIPLINA E CONTROLE

Autores

  • Aldo Gonçalves de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Élida Pasini Tonetto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.152

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Geografia, Prática de Ensino

Resumo

Pensaremos os cruzamentos entre disciplina e controle e seus respectivos instrumentos de poder no espaço escolar, pois os sujeitos da contemporaneidade estão expostos a estratégias, operações e arquiteturas que agem sobre eles de modos diferentes e estão a serviço de subjetividades diferentes: disciplina/docilidade, controle/flexibilidade. Este embate entre procedimentos de poder põe a escola em um momento de crise. Tal contexto impõe a necessidade de realizar análises que se desenrolem a partir da trama política que influência as práticas geográficas escolares contemporâneas. Este procedimento demanda a organização de estratégias analíticas que produzam uma ressonância estratégica para pensar o papel da Geografia enquanto disciplina escolar. A partir destas reflexões e amparados nos estudos de Michel Foucault analisaremos o livro didático de geografia e as redes sociais. Procurando discutir como estes artefatos estão a fabricar subjetividades diferentes, através de mecanismos de saber/poder também diferenciados.

Biografia do Autor

  • Aldo Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como professor de Geografia na Educação Básica nos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública Estadual do Estado da Paraíba. Desenvolve pesquisas sobre os saberes geográficos em livros didáticos do Ensino Médio. Atualmente é Professor Adjunto I, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, Cajazeiras - PB e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Élida Pasini Tonetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Licenciada em Geografia pela CNEC-Osório (2009). Especialista no ensino de Geografia e História: saberes e fazeres na contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Mestre em Geografia (UFRGS - 2014). Atualmente é doutoranda em Geografia na UFRGS, na Linha de Ensino de Geografia. Doutoranda na Universidade de Valência - UV, na Espanha, no Programa de Doutoramento em Didáticas Específicas (Cotutela entre UFRGS e UV). Integra o Núcleo de Estudos em Educação e Geografia - NEEGEO (UFRGS). Atualmente atua como Professora em duas instituições: Rede Estadual de Educação do RS (Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino Médio), substituta no IFRS - Campus Osório (Ensino Médio Integrado e Projetos de Ensino).

Referências

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 240-251.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.

SIBÍLIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MORAES, A. L.; VEIGA-NETO, Alfredo José. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Florianópolis. Anais, 2008. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em:< https://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/moraes-veiga-neto-disciplina-controle-escola.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2016.

PARAÍSO, Marlucy A., 2012. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. (coords). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

O LIVRO DIDÁTICO E AS REDES SOCIAIS: ENTRE DISCIPLINA E CONTROLE. (2017). Revista GeoSertões, 2(3), 07-22. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.152