DIMENSÕES GEOGRÁFICAS DA NECROPOLÍTICA DO VÍRUS

Autores

  • Aiala Colares Couto Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1440

Palavras-chave:

Necropolítica. Pandemia. Capitalismo

Resumo

A crise global de saúde pública que o “novo” Coronavírus provocou na estrutura das políticas neoliberais dos Estados nacionais não confirma o fim do capitalismo ou o esgotamento de um sistema econômico. O objetivo deste ensaio é apresentar uma reflexão analítica acerca das dimensões geográficas que a necropolítica produziu a partir do projeto de modernidade e que estão sendo reforçadas com a pandemia. A metodologia utilizada para a produção desse texto se fundamentou na pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, portanto, destacamos que os efeitos mortíferos do SARS-II, complementam as ações genocidas do necrocapitalismo de Estado, pois elas atingem principalmente aos grupos mais vulneráveis da periferia do mundo globalizado. Por fim, a crise de surto pandêmico desta segunda década do século XXI em meio a um contexto de incerteza nos dá a certeza da urgência em construirmos um projeto de humanidades melhor do que este que se fundamenta em uma sociedade do consumo.       

 

Biografia do Autor

  • Aiala Colares Couto, Universidade do Estado do Pará
    Geógrafo. Dputor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental (NAEA-UFPA). Professor Assitente IV da Universidade do Estado do Pará.   

Referências

CASTRO-GOMEZ. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da invenção do outro.In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo N-1 edições, 2006.

________. Crítica à razão negra. São Paulo. N-1 edições, 2019.

________. A pandemia democratizou o poder de matar, entrevista concedida à Folha Uol. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/03/pandemia-democratizou-poder-de-matar-diz-autor-da-teoria-da-necropolitica.shtml Acesso 17 de jun de 2020.

MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital. Disponível em: www.marxista.org/portuges/marx/1849/04/05.htm. Acesso em: 7 de abr. 2020.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.

Aníbal Quijano. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001.

Organização Mundial da Saúde. Relatórios de situação da doença de coronavírus (COVID-2019). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/Acesso em: 14 de jun 2020

OIT. Impactos do COVID-19 no emprego. Organização Internacional do Trabalho. Escritório no Brasil. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/lang--es/index.htm. Acesso em: 12 de mar. 2020.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

DIMENSÕES GEOGRÁFICAS DA NECROPOLÍTICA DO VÍRUS. (2020). Revista GeoSertões, 5(9), 15-29. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1440